Medo de mais derrubada de árvore em Rio Anil


Nestes últimos dias uma aroeira do Rio Anil foi derrubada na operação de dragagem. Um dano pequeno, é verdade, porém não deixa de se tratar de parte da vegetação ciliar de um curso hídrico muito degradado da nossa cidade.

Enquanto a operação pretende avançar a jusante do rio, tememos pela sobrevivência das outras árvores e de mudas plantadas em sua maioria por movimentos voluntários e ambientalistas da região. Em janeiro de 2022, há quase 2 anos, operação semelhante levou à destruição de várias árvores e mudas por causa da escolha de local de descida do maquinário (insistiu-se em usar a Avenida Otávio Malta, quando existe a possibilidade de uso da Avenida Canal do Anil, com muito menos vegetação).

Enviaremos ofício à Secretária de Meio Ambiente e Clima, ao Presidente da Fundação Rio Águas e ao Subcomitê de Bacias Hidrográficas questionando se há autorização para a remoção de árvore ou se foi acidente, assim como se haverá compensação, e solicitando cuidado no avançar da operação. Porém, para não perdemos tempo, pedimos desde já a atenção à causa!

Lembramos que Eduardo Paes assumiu o compromisso com a Carta Pelos Rios, do movimento Revive Jacarepaguá, na época da sua campanha eleitoral. Destacamos um trecho abaixo:

“O que nós pedimos é que seja assumido um compromisso público pelo candidato ou candidata em prol dos rios cariocas que devem ser entendidos como patrimônio ambiental a ser protegido por todas e todos. Os rios da bacia de Jacarepaguá e de toda a cidade precisam de um processo de revitalização e com isso queremos dizer que suas águas e margens devem ser limpas e reflorestadas e, em especial os canalizados, devem passar por manutenção constante e, quando possível, serem renaturalizados conforme previsto no Plano Diretor. Entendemos que essas medidas transformariam áreas insalubres da cidade em espaços verdes para os moradores e ajudariam na drenagem e escoamento das águas, combatendo as enchentes frequentes da cidade.” (parte da Carta Pelos Rios, 2020)

Deixe um comentário