Esse Rio É Meu – Aula de Campo com Escola Menezes Cortes

ESSE RIO É MEU – RIO SANGRADOR

Em 28 de junho, a Associação participou da aula de campo da Escola Municipal Menezes Cortes

Em primeiro plano, professor Diogo Neves. Atrás, Yuri Leal de Amorim (à esquerda), alunos da Escola Municipal Menezes Cortes e Lélio de Araújo (à direita)

com a proposta de avaliar o Rio Sangrador — rio que corta o nosso bairro — dentro do programa instucional “Esse Rio É Meu”, da Prefeitura. O objetivo era avaliarmos com as crianças a cor da água assim como o ambiente marginal, com a sua fauna e a sua flora. Perceptíveis são as diferenças ao longo do rio!

Foram feitas coletas de água em 2 pontos assim como feitas observações em 10 pontos do rio.

As crianças ainda preencheram cuidadosamente um mural na escola contando sobre a experiência fora de sala de aula.

Além das crianças, participaram dessa atividade educativa os seus professoras Ana Carolina, Leonaldo e Diogo Neves e dois sócios da AMAF Lélio de Araújo e Yuri de Amorim!

Abaixo está o vídeo que o professor Diogo Neves fez sobre a aula de campo!

Uma semana antes, em 21 de junho, Lélio de Araújo tinha ido à escola para discutir com as crianças e nos deixou esse relatório escrito

“A conversa com eles foi bem produtiva. Participaram bastante. Falamos de lixo, esgoto no rio assoreamento, a
importância mata ciliar para preservação das margens e evitar assoreamento e desmoronamento das margens além de dar uma permeabilidade boa ao solo e evitar que um volume grande de Rio acabe desmoronando. Deixei 6 temas para eles discutirem em grupo até a próxima quarta-feira.
21/06/2023: atividade preparatória 1 semana antes para a aula de campo no Rio Sangrador na Escola Menezes Cortes
Pedi um presente a eles. Concordaram. Então pedi uma carta onde eles me contar: Porque eu sou grato por poder participar do do projeto ‘Esse rio é meu’, a ser entregue após a visita ao rio. Brincando com a frase que pedi de presente disse que estava em dúvida de como se escreveria “Porque” eu sou grato… eu perguntei como se escrevia esse ‘porque’ e um grupo ficou de levantar o uso do “porque” separado, ‘Por que’ junto, ‘Por quê’ separado com acento. Enfim, eles vão pesquisar o uso dessas expressões. Então um grupo vai fazer esse tipo de de levantamento, outro grupo vai falar sobre aves do rio, um outro falará sobre peixe e moluscos do rio, outro sobre plantas do rio, outro sobre o levantamento da história de despoluição de um rio famoso e outro sobre a importância da mata ciliar. Um tema central como trabalho final será a descrição do percurso do Rio Sangrador na Freguesia.”
Lélio de Araújo coletando amostra de água em Rio Sangrador

Torcemos para que o Rio Sangrador não seja por muito mais tempo um canal de água poluída em que não deixamos as crianças acessarem, mas se torne um ambiente saudável para os seres humanos e todas as outras formas de vida. Esperamos que tenhamos tido um impacto positivo na educação e parabenizamos a escola do bairro por esse esforço em uma educação ambiental comprometida com a sustentabilidade!

Mural da Escola Municipal Menezes Cortes com as mensagens dos alunos sobre a atividade do “Esse Rio é Meu” no Rio Sangrador

Confira abaixo o vídeo que o professor Diogo Neves fez para trazer mais da atividade!

Outras fotos:

Relatório de Lélio de Araújo sobre a atividade em 21/06/2023 na Escola Menezes Cortes (clique aqui).