Demora na execução do projeto vencedor de concurso pelos 450 anos do Rio gera apreensão

Luciane Mafra, Alice Giannini e Estela Salustio, vencedoras do concurso da prefeitura, aguardam o plantio das árvores na Estrada dos Três Rios - Agência O Globo / Pedro Teixeira
Luciane Mafra, Alice Giannini e Estela Salustio, vencedoras do concurso da prefeitura, aguardam o plantio das árvores na Estrada dos Três Rios – Agência O Globo / Pedro Teixeira

RIO — A placa de vidro com o nome de Alice Giannini, que levou os créditos pela apresentação do projeto coletivo de arborização da Estrada dos Três Rios, vencedor do concurso da prefeitura do Rio em comemoração aos 450 anos da cidade, gera hoje mais inquietação na moradora da Freguesia, em Jacarepaguá, do que orgulho. Passados meses da entrega do quadro que simboliza a vitória na eleição pelo voto popular, a via, uma das mais movimentadas do bairro, segue com poucas sombras além das produzidas pelas marquises, que em nada ajudam a atenuar o calor.

— A última reunião com a prefeitura ocorreu em julho. De lá para cá, nenhum contato foi feito — reclama a professora de Ciências.

Segundo Alice, nenhuma medida concreta para o início do plantio das espécies sugeridas na rua foi tomada, a três meses do aniversário do município.

— Um dos pedidos feitos pela Fundação Parque e Jardins nas reuniões foi o de, antes de tudo, conscientizarmos a população a respeito da conservação, para que todo o esforço não seja perdido. Por isso, arrecadamos dinheiro para fazer cartazes com informações sobre a importância das árvores e da preservação — explica a também professora Luciane Mafra, colaboradora do projeto.

Estela Salustio, outra coautora da ideia, acrescenta:

— Nós, moradores, fizemos o nosso dever de casa; falta a prefeitura fazer o dela. Queremos as árvores que prédios e estabelecimentos comerciais puseram abaixo ao longo dos anos.

Marcelo Calero, presidente do Comitê Rio450, informou que o andamento do projeto está dentro do cronograma estabelecido, que determina como prazo de entrega das obras na via o mês de outubro de 2015.

A Estrada dos Três Rios em 1991: vegetação, de ambos os lados, enfeitava via e abrandava o calor - Arquivo O Globo / Letícia Pereira
A Estrada dos Três Rios em 1991: vegetação, de ambos os lados, enfeitava via e abrandava o calor – Arquivo O Globo / Letícia Pereira