Fundação Parques e Jardins esvaziada e cupins nas árvores


Reflexões sobre os tratos com as árvores e a função da Fundação Parques e Jardins por nossa advogada voluntária e ambientalista Veronica Beck:

Em 1989, através da Lei 1419, foi criada a Fundação Parques e Jardins. A FPJ permaneceu como órgão da Secretaria Municipal de Obras até 1993, ano de criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a qual se vinculou naquele mesmo ano e permaneceu até 2016, saiu da SMAC e está novamente vinculada a mesma.

A FPJ foi criada para cuidar das 🌳 🌳 da cidade do Rio de Janeiro e fez um excelente trabalho até que os Prefeitos que se sucederam no município do Rio de Janeiro começaram literalmente a sucateá-la.

Tiraram as podas da FPJ (passaram para a Comlurb), seus funcionários cedidos pela SMAC foram se aposentando e essa fundação de enorme capacidade e importância para a cidade do Rio de Janeiro foi sendo esvaziada.

NUNCA houve um concurso público especificamente sequer para o preenchimento das vagas da FPJ, sempre foram técnicos realocados de outros setores. Apenas em 1986 aconteceu uma espécie de convênio em que técnicos foram contratados, no tempo do Saturnino Braga, e acabaram sendo efetivados após a Constituição Federal de 1988. Esses técnicos foram destinados à FPJ e à Secretaria de Desenvolvimento Social, onde ficava alocado o Projeto Mutirão Reflorestamento.

E é assim que a Prefeitura trata o órgão responsável pelo PLANTIO e CUIDADOS das ÁRVORES 🌳 🌳 da cidade nada maravilhosa do Rio de Janeiro.

Tem como reclamar da FPJ que não tem funcionários para cuidar do cupim e demais pragas extremamente comuns e de tratamento conhecido?

Claro que não!

De quem é a responsabilidade?

Daqueles que se dizem internacionalmente preocupados com meio ambiente e clima, e contraditoriamente NÃO investem na Fundação Parques e Jardins, fundada justamente para cuidar das árvores cariocas.

Não adianta plantar🌱 e NÃO cuidar.

A cidade não aguenta mais perdas arbóreas🌳🌳, a temperatura do Rio de Janeiro só aumenta 🔥.

O Rio de Janeiro já deixou de ser o Rio 40° faz tempo…

Qual é a relação da árvore com o clima? TODA!

Basta comparar a temperatura da sombra de uma árvore com a do asfalto escaldante.

Acreditamos seriamente que até o Prefeito saiba disso, mas prática é outra…

Deixe um comentário