Retirada dos gradis de árvores na Estrada dos Três Rios!

Ah, nossas árvores 🌳 🌳!

A Fundação Parques e Jardins/Prefeitura instalou essas armações de ferro no entorno das mudas para protegê-las.

Entretanto, as árvores cresceram e ninguém tirou as armações de ferro.

Resultado: muitas das armações acabaram machucando gravemente as 🌳🌳 que antes protegiam.

A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia- AMAF conversou com a Fundação Parques e Jardins e esta nos forneceu a necessária autorização (árvores das calçadas são públicas!) , orientando-nos a deixar nas árvores os pedaços que infelizmente já haviam entranhado nas raízes, caules e galhos, para que as árvores não ficassem com uma ferida exposta nem prejudicadas.

E neste sábado, ontem, 04/02/2023, finalmente conseguimos reunir 6 voluntários, em pleno sábado de verão, para ajudar as árvores da Estrada dos Três Rios, no bairro da Freguesia de Jacarepaguá.

Alguns trouxeram extensão, uma trouxe a máquina elétrica, outro operou a máquina com a necessária proteção individual, outro conversou com as lojas próximas que gentilmente cederam a energia elétrica, outros fizeram força e por fim conseguimos livrar 7 árvores das armações de ferro que tanto as machucavam. 💪🏽🙏

As árvores 🌳🌳 sentem em silêncio e é muito gratificante encontrar uma turminha dessa, cheia de disposição para dedicar seu tempo num sábado de sol ☀️ de verão para ajudá-las.

⚠️Nos preocupamos também com o descarte consciente das armações de ferro, para evitar que o bem de alguns seres vivos não causasse poluição.

É isso. Somos poucos, mas a satisfação de ajudar a natureza da forma que seja é sempre gratificante.

Que atitudes como essas se repliquem, sempre de forma cuidadosa com a vida das nossas árvores, com o descarte ecologicamente correto e com a devida autorização da Fundação Parques e Jardins.

Agradecimentos especiais aos nossos voluntários! Muito obrigado, Veronica Beck, Marcus Siciliano, Ariena Teixeira, Victor Ciolac, Lelio de Araújo e Paulo Silva!