Pedala JPA – Um evento por mais ciclovias

PEDALA JPA
+ CICLOVIAS

Em 18 de setembro de 2022 (domingo), iniciará a semana de mobilidade sustentável, em alusão ao Dia Mundial sem Carro e à semana de trânsito seguro! No primeiro dia dessa semana planejamos um passeio de bicicleta e muitas atividades lúdicas no Largo da Freguesia, na Praça Professora Camisão.

Vamos reivindicar mais ciclovias e promover o transporte cicloviário na nossa região com muita alegria!

📲 Guarde a data no seu celular, com alerta, para não faltar nessa festa. Uma festa tanto para quem já usa bicicleta quanto para quem não tem bicicleta ou nem sabe usar uma.

🎈18 DE SETEMBRO🎈

🚴‍♀️ BICICLETADA 🚴‍♂️
Concentração às 08:00 na Pça Profª Camisão
Saída às 08:30

Não tem bicicleta? Haverá algumas bicicletas compartilháveis! 🚲

❗️A bicicletada deverá seguir as orientações dos organizadores e da CET-RIO!

Roteiro: Pça Profª Camisão; Estr de Jacarepaguá (até esquina da Estr do Eng D’Água); retorno pela Estr de Jacarepaguá; R Tirol; R Comte Rubens Silva; Estr dos Três Rios; e Pça Profª Camisão.

👨EVENTO FIXO NA PRAÇA 👩‍🦰
Pça Profª Camisão
De 09:00 a 14:00

🎈 Atividades já confirmadas: oficina de ensinar a pedalar; palestras educativas; pula-pula para crianças; sorteio de brindes e uma bicicleta.
Estamos acertando mais atividades com as parcerias e apoio.

🎈 Observação: estamos acertando mais atividades para crianças se houver demanda. Contacte-nos por favor.

REALIZAÇÃO: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA FREGUESIA – AMAF

PARCEIROS: Engenheiros sem Fronteiras Brasil, Engenheiros sem Fronteiras Núcleo Rio de Janeiro, Bike Anjo, Bike na Pista e Pé de Moleque Roteiros.

COLABORAÇÃO: Ciclo Via 7, Tiago Pizza, Âncora Móveis e Terralar Material de Construção Freguesia

APOIO: Prefeitura do Rio de Janeiro, CET-Rio, Tembici, Pedalentos, Shopping MainStreet, Passarela de Jacarepaguá, Padaria Cisne Branco, Transporte Ativo e Pedala Junto.

Baixe aqui um banner para impressão e divulgação!

Um pouco sobre o histórico de luta da sociedade local por ciclovias recente na Freguesia e Jacarepaguá (neste site):

Participação da Oficina do Plano Cicloviário (maio de 2022)

Documento entregue à Secretaria Municipal de Transporte com proposta de percurso de uma ciclocia (maio de 2022)

Pedalada em 07 de novembro de 2021

Pedalada em 22 de setembro de 2021 (Dia Mundial Sem Carro)

Pedido de expansão da malha cicloviária em ofício entregue à Subprefeita de Jacarepaguá Talita Galhardo em reunião, em 17 de agosto de 2021

Pedalada do Vai de Bike Freguesia em 20 de outubro de 2019

Preparação de lançamento do Vai de Bike Freguesia em 15 de dezembro de 2018

Entrega de proposta de expansão cicloviária para o então Superintendente de Jacarepaguá Leandro Marques em 5 de dezembro de 2018

Projeto de feitura de Plano Cicloviário de Jacarepaguá (2015)

Pedido de estudo de viabilidade de área de lazer em margem de Rio Sangrador, contendo ciclovia, em documento entregue ao então Prefeito Eduardo Paes (2013) + Protesto de não-respota ao estudo de viabilidade (2014)