Mutirão de limpeza em Monte Cardoso Fontes!

Ontem, 04/05/2024, foi um dia de Mutirão de Limpeza no Monte Cardoso Fontes!

Muito famoso pela frequentação de grupos religiosos para oração e maior contato com a natureza, infelizmente sofre com o descarte de lixo irregular, acampamentos e outros práticas não condizentes com a preservação ambiental. Sabemos que não são todos os frequentadores que agem dessa forma, e também entendemos que a educação ambiental pode funcionar como chave para a melhoria do uso da área.

Por causa disso, e a partir das articulações do novo gestor da Conselho da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra dos Pretos Forros, participamos dessa entre várias instituições (Secretaria Municipal de Meio Ambienta, Parque Nacional da Tijuca, Instituto Chico Mendes de Biodersidade, Tijuca Verde, Associação de Moradores e Amigos da Freguesia e Legislação Ambiental para Todos).

Uma surpresa muito boa foi nos depararmos com vários sacos de lixo na área que haviam sido recolhidos por religiosos evangélicos frequentadores. Abaixo, em vídeo, um deles, o Magão, fala um pouco mais!

Agradecemos o cuidado de Pedro Henrique Rocha Paes Leme, o novo gestor da APA, assim como o de Damião e o grupo de evangélicos que limpa a área.

Quem fala nos vídeo abaixo é Veronica Beck, associada ambientalista que representa a AMAF no Conselho, enquanto sociedade civil.