Moradores de Jacarepaguá protestam contra o aumento da violência no bairro

Rio – Moradores de Jacarepaguá realizaram neste sábado uma passeata para chamar atenção das autoridades contra o aumento da violência no bairro da Zona Oeste, que, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, teve no último trimestre aumento de 8,75% nos casos de roubos e furtos. Mais de cem pessoas compareceram ao ato. Organizador do evento, Guilherme Nascimento pediu que os moradores vestissem roupas de cor preta em sinal de luto.

Moradores de Jacarepaguá marcharam neste sábado contra o aumento da violência no bairro da Zona Oeste Foto:  Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook

“Estamos com medo. Pior do que isso, estamos indefesos. O bairro que tanto gostamos e crescemos está se deteriorando de forma assustadora. Infinitos assaltos, homicídios e estupro. Precisamos ser ouvidos. Juntos somos mais fortes. Não vamos deixar que o nosso bairro seja destruído dessa forma. Não assista a tudo isto e fique de braços cruzados”, escreveu Guilherme na descrição do evento marcado pelo Facebook.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que houve aumento de 8,75% no último trimestre (novembro a janeiro) nos registros de roubos e furtos realizados na 32ª DP (Taquara) e na 41ª DP (Tanque), em comparação com mesmo período do último ano.

População cobrou do Estado ações para garantir segurança pública no bairro Foto:  Reprodução / Facebook
População cobrou do Estado ações para garantir segurança pública no bairro
Foto: Reprodução / Facebook

Em contrapartida, se mantiveram praticamente estáveis, com redução de 0,19%, no mesmo período, os registros de crimes violentos, como homicídio doloso (aquele quando há intenção de matar), lesão corporal seguida de morte, latrocínio (roubo seguido de morte), tentativa de homicídio e lesão corporal dolosa.

As duas delegacias são responsáveis pelas investigações de crimes ocorridos em bairros de toda a região de Jacarepaguá, como Anil, Cidade de Deus, Curicica, Gardênia Azul, Taquara, Freguesia, Pechincha e Tanque.

Marcada para as 10h, a passeata seguiu pela Estrada dos Três Rios, Estrada do Pau-Ferro e terminou seu trajeto em frente ao 18º BPM (Jacarepaguá). Com placas e faixas, os moradores pediram reforço no policiamento da região.

Em nota, a Polícia Militar ressaltou que o 18º BPM tem realizado operações frequentes em Jacarepaguá. Segundo a PM, o policiamento é feito por meio de viaturas e motocicletas em pontos onde há maior registro de ocorrência, além de locais considerados estratégicos.

“Na madrugada de ontem, inclusive, foi preso um traficante e homicida nessa região, conhecido como Lex Lutor. A unidade está estudando novas formas de combate à criminalidade na região”, destacou a PM, em nota.

Fonte: O Dia