UMA NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO JÁ!

Jacarepaguá e a cidade como um todo, ganha muito quando preserva suas áreas verdes.

Diante da importância de preservação das florestas no contexto de desastres ambientais e do movimento da sustentabilidade, precisamos fortalecer a proteção desse verde.

Olhando da Freguesia, do Anil e do Pechincha, deparamo-nos com uma serra lindamente arborizada. Parte está no Parque Nacional da Tijuca, porém uma grande área não!

Essa região, entre a parte habitada e os limites do parque, é justamente a área que vem sofrendo pressão da especulação imobiliária, dos incêndios propositais ou por balões, de caça de animais e da depredação por aventureiros que não respeitam normas de limpeza.

Nesta semana, Juliana Fernandes e a advogada ambientalista Veronica Beck (que são também membros do Reflorestamento Quitite, do Revive Jacarepaguá, do Legislação Ambiental para Todos e da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia, AMAF) estiveram na Secretaria de Meio Ambiente para apresentar uma proposta de uma nova unidade de conservação para o Rio de Janeiro.

Esta proposta nasceu após muita discussão no bairro nos últimos anos, abaixo-assinado, uma petição à Secretaria e frustrações quanto à destruição que a região vem sofrendo.

A petição da AMAF que está publicizada aqui engloba apenas uma parte do que lutamos (ela estará divulgada no site da AMAF em breve), mas toda a floresta que fica fora do Parque Nacional da Tijuca precisa estar devidamente protegida. Por que não?

A cachoeira do Quitite, o vale do Papagaio, a Pedra do Urubu, as matas da Estrada Grajaú-Jacarepaguá e toda a mata restante que está em nosso campo de visão em Jacarepaguá, mas fora do Parque Nacional da Tijuca (PNT) merecem nossa atenção.

Por isso, publicamos hoje o movimento de luta pela Unidade de Conservação nessa área já!

Caso tenha interesse em se somar na luta, procure-nos.

Acesse o documento do processo clicando aqui