Presença do novo Superintendente, Leandro Marques, na reunião da AMAF.

Os moradores que compareceram à reunião mensal da AMAF ontem 29/07/2018 na sede do Bosque, tiveram a satisfação de contar com a presença não prevista do novo Superintendente da Jacarepaguá, Leandro Marques e do seu assessor Anderson.

Quando chegamos no local por volta das 8:45 hs já estavam o Super e o seu Assessor, aguardando os moradores que participariam da reunião a partir das 9:00 hs.

A reunião começou por volta das 9:15 hs na espera da chegada de um número maior de moradores. No decorrer dos minutos na reunião chegamos a contar com 22 moradores, alguns deles interessados em conhecer as pessoas da AMAF e trazer as suas reivindicações.

O Leandro Marques tinha um compromisso em outro local às 10 horas e por isso foi concedida a palavra com prioridade sobre a Pauta da reunião para poder se expressar e deixar seu contato.

A seguir reproduzimos as principais informações que conseguimos extrair do breve encontro:

• Recentemente conseguiu instalar o acesso ao SICOP que lhe permitirá registrar os pedidos e acompanhar o processo dando transparência às ações da administração pública.  Nota: (O SICOP – Sistema Único de Controle de Protocolo implementado em 1990 e instituído através do Decreto nº 14.725/96, é o Sistema adotado corporativamente no âmbito do Poder Executivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que permite controlar toda a comunicação administrativa entre os Órgãos municipais.)
  • Quando a moradora Eliane falou sobre o risco de invasão dos barracos / terreno da obra abandonada pela construtora do empreendimento Bora Bora na Araguaia, ele mostrou conhecimento do problema  e prometeu que faria uma Notificação à entidade responsável sempre lembando que por se tratar de um bem privado é preciso respeitar os limites impostos pela lei.
  • o morador Odilon que levantou a questão do recapeamento e meios-fios na Caribu, pedido que tinha sido apoiado pela AMAF e que gerou um e-mail em 20/07/2017 para a Coordenadoria Geral de Obras, foi tratado também pelo Superintendente como ação a ser processada pela sua área incluindo a questão de um muro perto da Gabinal que foi derrubado e que permite a invasão do Bosque conforme relato da Gestora do Bosque, Sr.a Vera Baldner. O Leandro ficou de efetuar uma visita ao local para conhecer melhor os motivos das reivindicações.
  • Com relação a ocupação irregular das áreas públicas (vendedores ambulantes, feiras, quiosques, etc.) o Leandro manifestou que qualquer ocupação de área pública como por exemplo, a instalação de quiosque, será somente permitida após a legalização do processo e consulta aos moradores para saber se essa demanda vai ser bem aceita ou não pela comunidade. Os moradores entenderam que além da transparência no processo de licenciamento também haverá consulta pública para saber se tipo de vendedor ambulante, feira ou quiosque são do interesse da comunidade ou não. Foi declarara bem-vinda essa iniciativa do novo Superintendente. Aproveitando essa questão, o Leandro comunicou que a Prefeitura está cadastrando todos os vendedores ambulantes e seus produtos para que os moradores e fiscais possam identificar os que legalmente podem exercer esse tipo de comércio. Projeto Ambulante Legal!
  • Quando o morador Sidney Teixeira Jr. do movimento Revive Jacarepaguá descreveu o trabalho que estão realizando com o plantio de árvores na margem do Rio Anil e da dificuldade de entrar em contato com a FPJ (Fundação Parques e Jardins), o Leandro manifestou apoio ao movimento e prometeu agilizar o contato com a FPJ inclusive colocando seu pai, que cria mudas de árvores, para contribuir com esse movimento.
  • Com relação a eventual conflito entre a Administração Regional e a Superintendência de Jacarepaguá, ele esclareceu que hierarquicamente a Superintendência está em um nível superior mas que sua relação com o Diego Martins (Administrador) é perfeita e que qualquer demanda pode e deve ser encaminhada para as duas instancias do Poder Público local.
  • Finalmente pediu para que a AMAF relacionasse os principais reivindicações da comunidade para que ele as possa conhecer e procurar resolve-las.

A AMAF agradece o fato do Superintendente ter comparecido à reunião, ter esclarecido como pretende administrar a “coisa pública” e por se colocar à disposição não só da AMAF como de qualquer morador que o procurar na sede da Superintendência no Rioshopping às quartas feiras, que é o dia que dedica para esse contato com os moradores.

Aproveitamos para divulgar o documento que será encaminhado hoje por e-mail para o Superintendente:

Documento para a Superintendência de Jacarepaguá_30072018