Nota de falecimento do Alfredo Sirkis

Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento de Alfredo Sirkis.
Sirkis, ambientalista e político lutador das causas ambientais e sociais foi importantíssimo para o bairro da Freguesia e em especial para a conquista do Bosque da Freguesia.
Sirkis, como vereador não teve dúvidas em abraçar a reivindicação da AMAF e foi o autor da lei de tombamento da área do bosque e sua declaração como APA – Área de Preservação Ambiental. (Leia abaixo sobre a História e situação legal.)
Além de seu trabalho na Câmara de Vereadores, Sirkis sempre esteve presente nas manifestações de mobilização da população e da imprensa, para convencimento das autoridades da causa do Bosque da Freguesia.
Hoje, em meio ao caos ambiental, mais do que nunca sentimos a perda de bravos lutadores da causa como Alfredo Sirkis.

História e situação legal

A partir de 1983 a AMAF começou a debater a possibilidade e a estratégia de preservar a grande área verde, 360.000 m2, existente quase que no coração do bairro, que compunha a Fazenda Catramby.

Deflagrada, em 1984, a Campanha pela criação do Bosque da Freguesia contou com o apoio de vários vereadores e entidades nos primeiros anos fazendo crescer a campanha e originando, em 1987, o projeto do vereador A. Sirkis tombando e transformando a área em uma APA – ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, garantindo dessa forma, a sua preservação.

O projeto virou lei em 1989, após derrubar o veto do então prefeito Marcelo Alencar, sendo a Fazenda Catramby dividida em duas glebas, uma delas vendida a Dirija, concessionária de uma marca de automóveis, que conseguiu aprovar um projeto de uma mega concessionária, apesar da campanha já em curso.

Este fato ocasionou 3 anos de luta e confronto entre a comunidade e a empresa com manifestações, passeatas, atos públicos, ações na justiça, abaixo-assinados, reuniões bilaterais e tripartites com a presença da prefeitura, até gerar um acordo, aprovado por 87% da população, no qual a Dirija ficou com 58.000 m2 para sua empresa, com permissão de acrescentar um shopping à área aprovada, e doou 97.000 m2, que deram origem a criação do Bosque da Freguesia.

O Bosque da Freguesia foi então criado em 1992, DM Nº 11.830/92 sendo cercado, feito as primeiras benfeitorias e debatido e aprovado em 1995 o Projeto para construção da Sede Administrativa do Bosque, só concretizada no 2° governo do Prefeito Cesar Maia.