Guardas a pé na Freguesia

A segurança pública e a ordem pública têm sido temas frequentes nos debates sobre o nosso bairro da Freguesia de Jacarepaguá. São roubos nas ruas, publicidades irregulares, obstrução da calçada com motos e produtos comerciais, avanços de sinais de trânsito, despejo de lixo nas calçadas e nas ruas, micção em local público e muito mais pequenos delitos!

Uma política pública de segurança deve passar pelo serviço da Guarda Municipal. Porém, muitos moradores estavam sentindo falta do patrulhamento por guardas a pé no bairro.

Uma ressalva: embora até se verifica a passagem da equipe de “Apoio ao Trânsito” (APTRAN) nas principais ruas da Freguesia e adjacências, como informado pela Lei de Acesso à Informação (protocolo RIO-27142256-0, clique aqui para detalhes), sentimos falta da definição do patrulhamento fixo a pé nos principais pontos do Largo da Freguesia.

A proposta de política pública que trazemos, portanto, é de Guarda Municipal a pé, no dia-a-dia do grande aglomerado de pessoas nas principais praças e no Largo da Freguesia. Seria uma forma de coibir ou detectar e autuar os pequenos delitos. Para tanto, entregamos em 24 de agosto a proposta por escrito à Subprefeitura de Jacarepaguá.

Acreditamos que, assim, teremos dado mais um passo em direção a uma Freguesia organizada e segura.

Compartilhe conosco sobre quais pontos-crítico do nosso bairro seriam importantes contar com maior fiscalização pela guarda municipal (e o problema detectado nesse local)! Comente abaixo ou mande por email (amaf@amafreguesia.org). E, se já tiver sido feita uma denúncia no 1746, envie os protocolos junto!