À Espera da Clínica da Família na Freguesia

Que a saúde pública é imprescindível é consenso, além de ser um direito constitucional.

Uma política de sucesso no Rio de Janeiro é a expansão das clínicas de família, fazendo o Estado estar presente nas vidas de toda a população, trazendo esse direito à saúde de forma potencializada. E a AMAF acredita nisso assim como reivindica uma Clínica no bairro.

Esperamos uma Clínica da Família na Freguesia.

Entendemos que existe uma população vulnerável no bairro que não tem outro recurso que não o serviço público de saúde. E o nosso serviço de saúde atual é o Centro de Saúde Jorge Saldanha Bandeira de Mello, localizado no Tanque e distante pelo menos 1 hora a pé de vários pontos da Freguesia!

Pelo menos desde 2016, consta a indicação de Clínica da Família nas Leis Orçamentárias, inclusive na do presente ano de 2023. Porém, é uma indicação preenchendo apenas uma lista no papel, porque, na verdade, não existe ainda a previsão de construção de uma clínica no nosso bairro (como confirmado pela Lei de Acesso à Informação via 1746, protocolos RIO-26898042-5, RIO-26898039-5 e RIO-26898033-5, com maiores detalhes abaixo).

Solicitamos o apoio da Subprefeita Marli Peçanha assim como do secretário de saúde Daniel Soranz para pensarmos juntos essa política pública!

Links úteis

Lei Nº 6.122, de 29 de dezembro de 2016 – Estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2017 [Diário Oficial – SUPLEMENTO, de 30/12/2016; PROCURAR página 430]

LEI Nº 6.318, DE 16 DE JANEIRO DE 2018 – Estima a receita e fixa a despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2018 [Diário Oficial – SUPLEMENTO, de 17/01/2018; PROCURAR página 686]

Clique aqui para ler as perguntas e as respostas de acesso a informação pelo 1746 (Lei de Acesso à Informação).

O pedido de informações para a Secretaria Municipal de Saúde, enviado em maio de 2023, como tinha sido acordado na reunião mensal, não obteve resposta até a presente data.

Já tínhamos feito esse pedido à antiga subprefeita Talita Galhardo em 2021.

Leia o ofício que enviamos recentemente à Marli Peçanha!