A Câmara aprovou o Projeto de Lei “Tira-Caqui” que beneficia a nossa Zona Oeste.


Tira-Caqui virou Projeto de Lei aprovado pela Câmara!
Annelise Fernandez
No dia 13 de outubro foi aprovado o Projeto de Lei 239/2021 que reconhece o evento Tira-Caqui como de interesse cultural, social e ambiental para o município do Rio.

É uma conquista importante para o reconhecimento da atividade agrícola na Zona Oeste e da promoção do caqui como uma fruta típica da agricultura carioca.

O Tira-Caqui é a colheita solidária desta fruta realizada pelos agricultores e consumidores, além da celebração da safra do caqui no Maciço da Pedra Branca, que acontece todo ano, entre os meses de março e junho.

Tudo começou em 2011, quando alguns membros da Rede Ecológica e a Rede Carioca de Agricultura Urbana organizaram uma visita ao sítio de Dona Marlene e Seu Totonho, na localidade do Rio da Prata em Campo Grande.

Os consumidores visitaram o sítio, aprenderam sobre o cultivo do caqui, colheram e comeram caqui à vontade. A ideia do encontro era criar vínculos de solidariedade entre campo e cidade; entre agricultor e consumidor. A atividade foi encerrada com um delicioso bolo-pudim de caqui feito pela anfitriã. Ali nasceu o Tira-Caqui.

Era o dia 21 de abril, Feriado de Tiradentes, e o trocadilho com nosso mártir libertário foi inevitável. De lá para cá, o Tira-Caqui deixou de ser apenas um dia de celebração, passou a ser uma força-tarefa organizada pela Rede Ecológica e pela Rede Carioca de Agricultura Urbana, que buscam, ao longo de toda safra, caminhos para o escoamento e aproveitamento das frutas.

Todo este esforço termina com um dia de comemoração no feriado de 21 de abril.

A AMAF, que tanto lutou para ter a Feira Agroecológica da Freguesia, (inaugurada em agosto de 2013) e formada por alguns agricultores do Maciço da Pedra Branca, comemora esta conquista, que reconhece a paisagem agrícola da Zona Oeste, seus modos de vida em equilíbrio com a conservação da natureza e que contribui para que os moradores do bairro tenham acesso a alimentos limpos e produzidos a poucos quilômetros de suas casas.

 

Deixe um comentário