Saiba o que aconteceu na reunião da AMAF de 27/08/2017


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 27 de agosto de 2017

Horário: 9:00 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

Presentes: Antônio Sérgio, Artur, Jorge, Juan Carlos, Maurith, Myriam, Rodrigo, Ronaldo e Zélia.

Depois de lida a pauta da reunião:

  1. Apresentação dos presentes
  2. Informes sobre a Freguesia

– Apoio ao Grupo SOS Hospital Federal Cardoso Fontes
– Nova mudança na Gestão do Bosque
– Apoio ao novo grupo “Pela Paz na Freguesia”
– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios
– Reivindicações dos moradores e situação atual. Para mais informações foram orientados os presentes a entrar no site da AMAF.

  1. A AMAF e a mídia virtual e finanças
  2. Assuntos jurídicos
  3. Informes sobre a FAMRIO
  4. Assuntos gerais
  5. Encerramento

A reunião foi iniciada as 9:45h com a apresentação dos presentes.

Seguindo a pauta, alguns informes e sugestões foram dados com relação às reivindicações dos moradores.

  • Na apresentação, o Ronaldo comentou que a sua participação na reunião da AMAF devia-se ao fato de querer resolver um problema já crítico e do conhecimento de todos que é o cruzamento da Estrada dos Três Rios com a Bananal. Ele apresentou uma ideia muito simples e baseada na temporização e sincronismo dos sinais. A descrição será colocada no site da AMAF para que todos possam avalia-la. Mensagem será enviada para a CET-Rio avaliar a proposta e também para o Superintendente interceder junto ao CET-Rio.
  • Uma delas foi colocada pelo Maurith, e que foi acatada pelos presentes, para a solução das enchentes da Rua Francisca Sales que foi a Amaf levar o problema para o Ministério Público. Foi solicitado ao morador dessa rua presente à reunião, o Sr. Antonio Sergio, que providenciasse documentação, fotos, um breve histórico para fundamentar essa solicitação.
  • Ronaldo, morador da Freguesia há cerca de dois anos, e no intuito da AMAF ser mais conhecida pelos moradores, sugeriu a distribuição de folhetos nas caixas de correio dos condomínios. Neste momento da reunião foi mencionado que a Diretoria e Conselho da AMAF decidiram iniciar uma campanha para divulgar a associação e para tal, será elaborado um documento de apresentação para ser entregue nas reuniões dos condomínios nas quais a AMAF se faria presente para conversar sobre o objetivo da associação.
  • Com relação ao apoio que a AMAF deu ao grupo SOS HFCF por pedido da Simone, moradora da Freguesia, e no intuito de fortalecer ainda mais o movimento em defesa do Hospital, a AMAF confirmou não só o apoio nas manifestações na mídia virtual (Whatsapp SOS HFCF), como na participação nas reuniões, manifestação no local do Hospital, e ajuda financeira de R$ 100,00 para custeio de folhetos e banners. Ao lembrar que o grupo SOS HFCF fez um vídeo com a colaboração Thayna, filha da Myriam, para ser divulgado com a participação da AMAF, dos funcionários do hospital, dos pacientes / acompanhantes, o Rodrigo perguntou se no vídeo ficaria claro para toda a comunidade quais eram os motivos que levaram os moradores a lutar pelo Hospital. A sugestão foi a de colocar como introdução aos depoimentos um texto que explicasse claramente os motivos da luta:

– o interesse do governo Federal em descontinuar os atendimentos de EMERGÊNCIA
– transformar o Hospital em mais um centro especializado unicamente no tratamento do câncer deixando de prestar serviços em outras áreas da saúde como é feito atualmente.
– repor os profissionais que desde 2006 não são contratados por concurso e sim por contrato temporário. Este tipo de reposição é o utilizado atualmente.
– falta de remédios que provocaram até o falecimento de pacientes.
– ser contra colocar o Hospital sob a administração de uma OS, que tem se mostrado incompetentes e desonestas na administração de outros hospitais e clínicas públicas.

  • Jorge propôs que fossem produzidos filmes sobre a Amaf, para que os registros não fiquem só em papéis.
  • Sobre a criação do Grupo “Pela Paz na Freguesia”, Myriam, que frequenta há anos eventos na UNIPAZ (Universidade Internacional da Paz) e está habilitada para ser facilitadora da “Arte de Viver em Paz pelo Projeto Beija-flor” iniciou informando que a Vice-Reitora da Unipaz ao saber do interesse na criação desse grupo por moradores da Freguesia (com a coordenação da Dra. Myriam) e com o apoio da Amaf, propôs uma conversa com o objetivo de uma possível parceria nesse projeto. Com a aprovação dos presentes, Myriam e Zélia irão fazer o primeiro contato para que a criação desse grupo seja concretizada.
  • Os assuntos relacionados com a exoneração do Gestor do Bosque e às reivindicações dos moradores e em face de ausência de respostas (ações) do Superintendente, levou os presentes a conversarem sobre qual seria o nível de relacionamento entre a AMAF e os partidos políticos. O assunto é muito delicado, pois a AMAF desde sua criação buscou e se manteve independente de qualquer linha partidária evitando a cooptação por qualquer partido ou políticos que estão no poder. Ficou claro que buscar o apoio para as causas da comunidade junto aos políticos é importante, porem nunca se comprometendo com as campanhas dos mesmos políticos. Será discutido mais amplamente e detalhadamente na reunião da Diretoria e Conselho da AMAF para posterior divulgação. Sobre a relação da Amaf com a Superintendência Regional de Jacarepaguá, os presentes aprovaram que a Amaf insista nas suas demandas via mídias sociais e ofícios e marque encontros presenciais. Assim, a Amaf estará cumprindo com as suas responsabilidades, e colaborando com a Superintendência no cumprimento dos seus deveres com a população da Freguesia.
  • Houve uma conversa de alguns presentes com Artur, assessor do vereador Professor Célio Luparelli, sobre um encaminhamento de uma solicitação de retirada de um Pardal na Estrada Grajaú-Jacarepaguá onde é citada uma pesquisa (fonte não esclarecida) que embasaria essa solicitação. Não houve consenso sobre a localização do referido Pardal e houve a preocupação de alguns moradores de que seja o Pardal mais próximo ao HFCF que tem contribuído para reduzir o número de acidentes no local.
  • Assuntos jurídicos: Não houve novas informações.
  • Sobre a AMAF e a mídia virtual foi anunciada a criação em 02/08/2017 do Grupo no Whatsapp: Amigos da Freguesia/Jpa tornando a comunicação mais ágil. Quem desejar formar parte do grupo deve fornecer seu número pelo Fale Conosco do site e respeitar as regras básicas que foram divulgadas no grupo com a seguinte mensagem:

“Pessoal, a criação deste grupo foi uma ideia levantada na última reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (Amaf) para trocarmos informações sobre o bairro de forma mais ágil e rápida.
Solicitamos, por favor, que não enviem correntes, msgs religiosas, de “bom dia / boa noite” ou de cunho político-partidário. Vamos todos manter a coerência e restringir as msgs ao que realmente interessa ao bairro.
Agradecemos a presença virtual de todos!
Sejam bem-vindos!”.

  • Com relação às finanças, a posição é a seguinte: R$ 2.429,75 (Banco 2.386,50 e caixa 43,25). Em 30/06/2017 a situação era: 2.345,55 (Banco 2100,30 Caixa: 245,25).
  • Informe sobre a FAMRIO. Haverá reunião do Conselho de Segurança na quinta feira 31/08/2017, na qual será levantada a questão da segurança na Freguesia e no Bosque e de que forma a comunidade percebe a integração entre as forças de segurança do Estado com as forças de segurança do Município depois do lançamento em 29/04 do Programa de Segurança Integrada de Jacarepaguá . Outro assunto foi sobre as audiências públicas para discutir o Plano Estratégico da Cidade que é uma exigência legal, porem as dificuldades para participar com convites encima da hora e nos horários marcados faz com que a comunidade não consiga participar.
  • Não havendo assuntos gerais para tratar foi encerrada a reunião.
  •  A reunião foi encerrada as 11:30h

 

 

Deixe um comentário