Rede Metroviária para a Baixada de Jacarepaguá

Segue texto do documento elaborado pela Coordenação do Projeto Rede Metroviária BxJPA

Encaminhamentos do projeto para a criação da Rede Metroviária para a Baixada de Jacarepaguá

Os Encontros realizados em 12/12/15 e 30/01/16 (Fotos abaixo) foram produtivos e conclusivos para o fechamento das propostas que foram sistematizadas e a elaboração do Relatório escrito e em power point, ambos em andamento para serem avaliados pelo professor Engº Fernando Mac Dowell antes de serem entregues, em reunião, ao Secretario de Transportes Carlos Roberto Osório ainda neste mês de fevereiro.

Metro_Bxda_Jaca_Encontro_30012016

A elaboração de uma proposta de uma rede metroviária para nossa região bem fundamentada e detalhada, é importante e necessária para melhorar o grau de prioridade no PDM- Plano Diretor Metroviário e no PDTU- Plano Diretor de Transportes Urbanos, dando esperança de ser construída gradativamente, em data não tão longínqua ou imprevisível.

Das primeiras propostas, foi aprovado:
– O texto da carta relatando o contexto e objetivos do projeto;
– Ter como base de estudo, a proposta de linhas e trajeto sugeridos em mapa;
– A criação de uma Comissão para análise de campo, coleta de dados para a formulação de uma proposta a ser avaliado pelo Engº Fernando Mac Dowell;
– Manter contato e agendar uma reunião com a SETRAN para apresentação da proposta final;
– A criação de uma Coordenação inicialmente composta por 5 entidades e aberta a inserção de outras.

Essas propostas foram ratificadas e acrescidas no 2º Encontro por outras que;
– Atendam às reais necessidades de toda a população moradora e que transitam pela Baixada;
– Projete um sistema em que o trajeto de cada linha e os locais das estações sejam os que melhor atendam ao deslocamento interno e externo da população;
– Essa rede seja integrada a malha metroviária do Rio e a outros modais;
– Haja um estudo visando a possibilidade de uma linha que ligue nossa região ao centro da cidade;
– Esteja inserida no novo Plano Diretor Metroviário para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro,
– Seja melhor priorizada a construção dessa rede na região dentro do PDM;
– Buscar e solicitar que haja canal aberto com a SETRAN e o Sr. Secretario C.R. Osório.

E lembrando as palavras do Professor Engº Fernando Mac Doweel: “A região da Baixada de Jacarepaguá é a que mais cresceu e cresce na cidade, e continuará crescendo em direção as regiões do Recreio, Vargens e outros bairros de Jacarepaguá, portanto cabe qualquer proposta que venha atender este crescimento, desde que fundamentada”

É nesse sentido que a proposta destaca os principais pontos que justificam criar, projetar e construir a rede metroviária da Baixada de Jacarepaguá.

PORQUE UMA REDE METROVIÁRIA?

01. Região que mais cresce
02. Engarrafamentos Generalizados
03. Engarrafamentos Crônicos e Agudos em nossa região.
04. Transporte viário caro e demorado.
05. O BRT já apresenta esgotamento na sua capacidade de transporte

PORQUE METRO E NÃO OUTRO MODAL?

01. É um transporte limpo (não poluente).
02. Transita no subsolo (não ocupa o solo)
03. Sempre trafega (nunca fica engarrafado).
04. É o modal terrestre mais rápido km / min.
05. É preservado pelos usuários que nele reconhecem qualidade e eficiência.
06. É o modal que transporta mais passageiros / hora.

Esperamos que a reunião com o Secretário C. R. Osório ocorra dentro de uma perspectiva positiva e futurista e ser aceita e aprimorada pelo corpo técnico a proposta que apresentaremos.

Em breve repassaremos notícias sobre os encaminhamentos realizados.

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2016

Coordenação do Projeto Rede Metroviária BxJPA

Curta e compartilhe nossa página

Comunique-se conosco pelo e-mail: metro.bxjpa@gmail.com

Nota: Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social para divulgá-la com seu comentário.