Faixa de segurança na Três Rios.


Matéria elaborada com a colaboração da moradora Vania Viana.

Você já tentou atravessar da Passarela até os pontos de ônibus?

Como é difícil e perigoso, alguns moradores sugeriram que a Prefeitura colocasse uma faixa de segurança como já existem em outras cidades.

A foto abaixo mostra o exemplo de Brasília. Leia mais …

Transporte público de Brasília
Transporte público de Brasília

A chamada faixa de segurança, é o termo que designa a sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que sinalizam a área reservada para a travessia dos pedestres em ruas, avenidas e vias em geral. Segundo os artigos 70 e 71 do CNT (Código Nacional de Trânsito) a faixa de pedestres serve como uma forma de segurança na travessia das vias em questão.

– Art. 70: os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

– Art. 71: O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.

Além destes, o artigo 214 determina em lei as penalizações previstas em caso de infração.

– Art. 214: Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado:

I – que se encontre na faixa a ele destinada;

II – que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo;

III – portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa.

IV – quando houver iniciado a travessia mesmo que não haja sinalização a ele destinada;

V – que esteja atravessando a via transversal para onde se dirige o veículo:

Infração – grave;

Penalidade – multa


A AMAF entende que esse tipo de solução pode ser questionada pelo serviço público pelo desrespeito que os motoristas sem educação tem com relação aos pedestres, porem seja uma faixa sem sinal ou uma faixa com sinal sincronizado com o sinal da esquina da Três Rios com a Geremario Dantas pode solucionar o problema de hoje.

A palavra com as autoridades.

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Nota: Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

 


Deixe um comentário