NOSSOS PARQUES: Tão belos, tão desconhecidos-1 Parque Ambiental Municipal Bosque da Freguesia

Nossos Parques 1_Bosque da Freguesia

História

A partir de 1983 a AMAF começou a debater a possibilidade e a estratégia de preservar a grande área verde, 360.000 m2, existente quase que no coração do bairro, que compunha a Fazenda Catramby.

Deflagrada, em 1984, a Campanha pela criação do Bosque da Freguesia contou com o apoio de vários vereadores e entidades nos primeiros anos fazendo crescer a campanha e originando, em 1987, o projeto do vereador A. Sirkis tombando e transformando a área em uma APA – ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, garantindo dessa forma, a sua preservação.

O projeto virou lei em 1989, após derrubar o veto do então prefeito Marcelo Alencar, sendo a Fazenda Catramby dividida em duas glebas, uma delas vendida a Dirija, concessionária de uma marca de automóveis, que conseguiu aprovar um projeto de uma mega concessionária, apesar da campanha já em curso.

Este fato ocasionou 3 anos de luta e confronto entre a comunidade e a empresa com manifestações, passeatas, atos públicos, ações na justiça, abaixo-assinados, reuniões bilaterais e tripartites com a presença da prefeitura, até gerar um acordo, aprovado por 87% da população, no qual a Dirija ficou com 58.000 m2 para sua empresa, com permissão de acrescentar um shopping à área aprovada, e doou 97.000 m2, que deram origem a criação do Bosque da Freguesia.

O Bosque da Freguesia foi então criado em 1992, DM Nº 11.830/92 sendo cercado, feito as primeiras benfeitorias e debatido e aprovado em 1995 o Projeto para construção da Sede Administrativa do Bosque, só concretizada no 2° governo do Prefeito Cesar Maia.

A inauguração da sede ocorreu em 26/03/2002, sendo escolhido o nome do recém­falecido presidente da AMAF, Jairo da Costa Pinto, para batizá-la. Era assim dado mais um importante passo para efetivar a posse, uso e usufruto da população da Freguesia, toda Jacarepaguá e município do Rio na pérola da natureza conhecida como “Bosque da Freguesia”.

Em dezembro de 2003 foi criado o Parque Natural Municipal da Freguesia, hoje P.N.M. Bosque da Freguesia, conforme exigência federal explícita no Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC) e o seu Conselho Comunitário, no qual a AMAF e a AABF tem representação.

20150927_091650
Trilhas são sinalizadas