Floresta em Pé Jacarepaguá – Petição


Pela floresta em pé!

Nós queremos a criação de uma nova área de Preservação Permanente em Jacarepaguá!

A cidade do Rio de Janeiro é muito marcada por sua beleza, em grande parte por causa dos seus morros com floresta. No entanto, existe uma larga faixa de morros florestados em Jacarepaguá que não tem em si qualquer tipo de delimitação de uma unidade de conservação.

Essa área está situada entre os limites do Parque Nacional da Tijuca (este bem protegido) e os limites urbanos (bairros da Freguesia, Pechincha, Anil, Rio das Pedras e Muzema) e sofre de frequentes avanços de desmatamento — dos incêndios à expansão do mercado imobiliário.

Por isso, demandamos que uma unidade de conservação da natureza seja criada em toda essa região antes que seja tarde demais.

Assine a petição clicando aqui.

Clique aqui para visualizar o mapa da proposta e o banner (quem quiser contribuir na divulgação para campanha pode usar à vontade).

                              

 

Por que isso é importante?

Os benefícios de se manter essa área florestal em pé estão em consonância com a estratégia de mitigação das mudanças climáticas pelas quais a cidade do Rio de Janeiro deve passar nos próximos anos, ajudando a conter deslizamentos de terra e o assoareamento de rios (e consequentemente, as inundações). Além disso, em um contexto eventual de emergência de falta de abastecimento hídrico na cidade, funciona como mais uma “caixa-d’água” limpa e acessível.

 

É importante salientar que as constantes destruições dessa floresta poderiam fragilizar os esforços conservacionistas e de recuperação no Parque Nacional da Tijuca (como o destacado e recente projeto “Refauna”). Afinal, mesmo estando fora do parque, uma menor área florestal fronteiriça representaria um menor espaço para a dispersão das plantas e dos animais do parque (que não reconhecem as fronteiras humanas), acarretando em menor fluxo gênico.

 

O que pedimos não foge dos planos de desenvolvimento sustentável que se espera para a capital da Rio +30. A nossa demanda está em consonância com a Agenda 2030 (com a qual o Brasil está comprometido). A própria Prefeitura do Rio de Janeiro sugere a necessidade da preservação desse local no seu Plano de Desenvolvimento Sustentável (página 322). Entendendo o perigo da destruição iminente — requeremos que seja feita logo a delimitação de uma área de preservação permanente nessa floresta!

                        

Como posso contribuir mais?

Existem várias formas de contribuir:

  • Divulgando o abaixo-assinado online e pedindo para outras pessoas assinarem.
  • Fazendo campanhas de coleta de assinatura física nas ruas (modelo para impressão está aqui, lembrando-se de que, para as assinaturas valerem, precisará entregar a algum membro da Diretoria da Associação).
  • Produzindo adesivos da campanha (inclusive, se quiser, pode colocar o “QR code” do abaixo-assinado).
  • Promovendo eventos de campanha da causa (“QR code” da petição virtual, modelo físico do abaixo-assinado e banner com mapa ilustrativo em hiperlink acima).
  • Postando fotos da fauna e da flora da floresta e marcando, nas redes sociais, o prefeito, o governador do estado, o presidente, o ministro do meio ambiente e o secretário de meio ambiente (municipal e estadual), por exemplo.
  • Conversando com formadores de opinião para ajuda na campanha.
  • Participando das reuniões mensais da AMAF e de outros coletivos organizados para essa campanha para definir coletivamente novas estratégias.
  • E o que a sua criatividade permitir…

Deixe um comentário