Ata da reunião da Amaf em 27 de janeiro de 2019


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 27 de janeiro de 2019

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sra. Zelia Pimentel Andrade secretariando a mesa.

PRESENTES: Artur Moura, Bernarda Figueiredo, Cláudio Rogério Silva, Danilo Mariano Pereira, Eliane Fonseca, Elisabeth Gomes de Sousa, Gilberto Fernandes da Silva, Ildary Machado, Lisia Carla Almeida Jacques, Jorge da Costa Pinto, Juan Carlos Tomsic, Márcio de Almeida D’Agosto, Maurith, Milton André Fonseca, Sandra M., Teresinha Correa, Verônica Beck e Zelia Pimentel Andrade.

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá e o atendimento aos pedidos feitos pelos moradores.
    • Indicação de representantes para o CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Federal Cardoso Fontes.
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio.
    • Projeto Vai de Bike Freguesia
    • A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas e agora mais 186.
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Confraternização e Encerramento

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Após a apresentação, a Sra. Zélia leu a pauta e a continuação deu a palavra ao Sr. Juan que comentou sobre os pedidos feitos ao Administrador Regional e ao Superintendente: (Os documentos estão no site da AMAF na página: https://www.amafreguesia.org/documentos/)

Administrador Regional (Antonio Veltri)
Documento para a SEOP_ Estrada do Pau Ferro _Casa de Eventos_06112018.pdf
Documento para a Guarda Municipal sobre Estrada do Pau Ferro _Casa de Eventos_06112018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Tirol_esq_Bananal_23102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Araguaia_esq_Bananal_23102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Vagas para Idosos_ 22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_ Três_Rios e Bananal_22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Mamoré_22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Coberturas e Bancos nos pontos de ônibus_ 18102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Podas Irregulares_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre a Francisca Saless_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre as Grades da Gabinal_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre ocupação irregular das áreas públicas_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre estacionamento na Francisca Sales_03102018.pdf
Documento para a Região Administrativa de Jacarepaguá – Estrada Caribú_02102018.pdf

Cedae:
Doc_para_CEDAE_Tirol_720_18122018_protocolado.docx

Superintendente (Leandro Marques)

Vai_de_Bike_Freguesia_Superintendente_05122018.pdf
Documento para a Superintendência de Jacarepaguá sobre barulho Madame Surtô_02102018.pdf
SMU
Carta de ecaminhamento de propostas da AMAF para a SMU_10092018.pdf

INEPAC
Documento para o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC)_13112018_

CET Rio
Doc_CET_Rio_23112018.pdf

Dos pedidos feitos o único que foi contemplado com proposta concreta é o da recuperação da ciclovia Bosque da Freguesia / Barra que segundo o Superintendente se iniciará na semana de 28/01/2019.

Os pedidos para acabar com o barulho noturno do local Madame Surtô e da casa de festas na Pau Ferro, infelizmente depois de um período de calmaria ambos locais voltaram a perturbar os moradores.

Devido a que o próximo item da pauta era sobre a escolha dos representantes da comunidade para participar do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP foi aberta aos moradores presentes a possibilidade de se candidatar e dessa forma 4 (quatro) pessoas presentes se ofereceram para integrar o Comitê. Os nomes são:

  • Danilo Mariano Pereira
  • Gilberto Fernandes
  • Milton André Fonseca e
  • Teresinha Correa

Além dos presentes, 3 (três) candidatos manifestaram interesse em participar do comitê e colocaram seus nomes à disposição via e-mail da AMAF e através da Coordenação do Comitê.

  • Ludmilla da Silva Buarque
  • Maria Venina da Conceição de Araújo e
  • Luis Antonio Martins Mendes

Conforme solicitado pela Coordenadora do Comitê, será entregue um documento assinado pelo Presidente da Associação junto com uma cópia da página do Livro de Presença e está Ata da Reunião.

O Sr. Jorge da Costa Pinto salientou que a escolha desses candidatos é uma simples recomendação dos moradores no sentido de contribuir com o objetivo do CEP não tendo nenhuma responsabilidade com relação à participação dos escolhidos ou a ausência dela.

Com relação à Mobilidade e a CET Rio o Sr. Jorge representando o Grupo de Trabalho sobre Mobilidade e Transporte da AMAF, informou que foi entregue o documento à CET Rio solicitando uma reunião com os moradores para saber o que a CET Rio está planejando para melhorar o caos no trânsito no bairro. Até hoje não houve resposta. O Sr. Juan mencionou que desde 2013 quando a CET Rio fez uma apresentação para os moradores na sala do Meta Office do que seria um projeto preliminar para a Freguesia, nada aconteceu nem mesmo ações que não representariam grandes investimentos. A Sra. Ildary perguntou sobre a possibilidade de conhecer as sugestões constantes do trabalho do Grupo. Serão divulgadas no site da AMAF.

O próximo item da pauta era o Projeto Vai de Bike Freguesia e sobre esse assunto o Sr. Jorge representando o Grupo de Trabalho falou sobre a oferta do Rioshopping cujo nome mudou para Rio Mall & Offices de ceder uma sala sem ônus (aluguel e despesas condominiais) para o movimento Vai de Bike. Isso ajudaria ao movimento e alavancar comercialmente o shopping. Falou sobre eventos que serão definidos para divulgar o projeto e poder contar com mais participantes de forma ativa.

O Sr. Juan falou que a AMAF na sua reunião de Diretoria decidiu apoiar o movimento, mas que não assumiria nenhum compromisso com relação ao uso da sala, pois além das questões jurídicas e financeiras (assinatura de contratos e outras despesas, tais como. a manutenção da sala, energia elétrica, recepcionista, telefone, etc.) há uma questão importante que sempre norteou a AMAF, que é a independência com relação às entidades públicas e privadas não devendo favores a quem quer que seja, para poder se sentir livre com relação a questionamentos sobre as ações dessas entidades.

A Sra. Ildary lembrou que muito tempo atrás quando ela morava na Tijuca, existiu um movimento em favor do uso da bicicleta que organizava periodicamente um passeio pelas ruas importantes do bairro no horário noturno das 20 hs até às 22 hs e sob a proteção de um carro da Polícia ou Guarda Municipal abrindo caminho para os ciclistas.

Excelente iniciativa para o Grupo Vai de Bike!

O Sr. Superintendente informou via Whatsapp ao Sr. Juan que está previsto o início da recuperação da ciclovia Bosque – Barra na semana de 28/01/2019.

Estamos também aguardando uma definição sobre a construção da primeira ciclovia na Freguesia iniciando-se no Bosque e terminando no Largo da Freguesia.

Sobre o item A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas a gestora do Bosque, Sra. Vera Baldner enviou uma mensagem que foi reproduzida pelo Sr. Juan: “… o projeto para dar continuidade à retirada de ervas daninhas foi atualizado e em breve estará sendo desenvolvido.

Teremos reforma na academia da terceira idade.

Iniciaremos as palestras do CEA em fevereiro.

Enviarei com antecedência para seu conhecimento e divulgação.”

 O próximo item Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas e agora mais 186 foi comentado pelo Sr. Juan que informou que já foram plantadas no nosso bairro as 180 mudas pela aplicação do Decreto 38.057/13 que obriga o Município plantar mudas em compensação à derrubada de árvores no bairro e não fora dele como vinha sendo feito antes do Decreto. Está faltando colocar as plaquinhas de identificação em algumas delas. As plaquinhas serão entregues a quem puder coloca-las. Para tal, basta entrar no site e ver na tabela quais mudas não tem placas colocadas. Mandar uma mensagem pelo Fale Conosco para combinar a retiradas das placas na farmácia Raízes e depois informar pelo Fale Conosco em quais mudas foram colocadas as plaquinhas para atualizar a tabela.

O Sr. Ary que não pode ficar na reunião e compareceu antes do início dela, entregou o balanço das contribuições para a confecção das hastes. Esse relatório está no site da AMAF.

As 186 mudas deverão ser plantadas na Freguesia, Pechincha e Anil também com o mesmo objetivo que é o de compensar a derrubada de árvores para, neste caso, a construção de imóvel na Pechincha.

Sobre a questão da Divulgação da AMAF, o Sr. Jorge lembrou o concurso das camisetas e logo para o projeto Vai de Bike. Será decidido o(a) ganhador(a) logo depois do Carnaval.

Nos assuntos gerais, os moradores da Comandante Rubens Silva reclamaram da falta de água. Segundo o Sr. Juan a AMAF enviou um documento para a CEDAE com o abaixo-assinado dos moradores da Tirol 720 reclamando desse mesmo problema.

A CEDAE ainda não se pronunciou sobre esse particular assunto.

A AMAF só sabe pelas informações via Whatsapp com a CEDAE que devido ao elevado consumo neste verão sem chuvas, estão controlando o abastecimento por regiões, mas isso não é o que os moradores querem mesmo que tenha que remanejar o abastecimento por necessidade, os que os moradores querem é serem informados de quando e durante quanto tempo cada área será abastecida para poder organizar a vida de cada um.

O Guarda Ambiental Sr. Ribeiro pediu autorização para entrar na sala e após se apresentar deu o informe de que o Conselho Comunitário de Segurança se reunirá na próxima quinta feira 31/01 no Anil a partir da 9:00 hs e convidou todos os presentes e moradores da Freguesia para comparecer.

Local: Conjunto Residencial Vila Carioca no Anil. Avenida Otávio Malta 831.

Em seguida, sem mais a tratar, a reunião foi encerrada às 11:30 hs.

Versão em PDF da Ata da reunião: Amaf_ata_reunião_27012019

Deixe um comentário