AMAF no Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá

Jacarepaguá é uma baixada com muitos rios, muitos dos quais infelizmente estão degradados, como o que corta o nosso bairro, o Rio Sangrador.

A fim de contribuir nesse debate dos cursos d’água de Jacarepaguá, fiscalizar políticas públicas implementadas e fazer propostas, a AMAF está no SUBCOMITÊ DO SISTEMA LAGUNAR DE JACAREPAGUÁ.

Esse subcomitê é um braço do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara (que envolve, além do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Nova Iguaçu).

Agradecemos a dedicação da nossa representante titular Veronica Beck, quem agora leva a nossa associação para a Coordenadoria Colegiada do Subcomitê! Com esse movimento, ajudamos a pautar o necessário debate sobre as águas naturais.

Convidamos a todos a frequentarem a reunião mensal da AMAF, quando eventualmente damos informes sobre o subcomitê.

A fim de melhor esclarecer as funções desse espaço, compartilhamos as palavras do site do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara:

“São objetivos do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá:

Promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos, incluindo-se as Unidades de Conservação da Natureza;

Encaminhar ao Comitê da Baia de Guanabara propostas que incluam ações de mobilização e educação ambiental, de saneamento e a implantação dos usos múltiplos no Sistema Lagunar de Jacarepaguá, destacando-se o transporte hidroviário público, a pesca, o lazer, e a consequente melhoria da qualidade ambiental e qualidade de vida da população;

Acompanhar junto ao Poder Público, as obras de potencial impacto ambiental a serem realizadas nas lagoas e no seu entorno;

Cobrar o devido acompanhamento e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, visando à proteção do espelho d’água do Sistema Lagunar e cursos hídricos e áreas de preservação permanente.”