Ata da reunião da AMAF de 26 de agosto de 2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 26 de agosto de 2018

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

 

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sr. Guilherme Martins, secretariando a mesa, em substituição à Sra. Zélia Andrade, secretária.

PRESENTES: Ângelo Paladini, Ari, Estela Salustio, Fábio Vaz, Flávia Fernandes, Gilberto Fernandes, Guilherme Martins, Francis Miranda, Jorge da Costa Pinto, Juan Tomsic, Odilon, Luciano Vaz, Myriam Soares, Olivia Samara, Sidney Teixeira Jr., Sirleine Teixeira, Vera Baldner,  Verônica Beck.

 

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A comunidade organizada, a Superintendência de Jacarepaguá e a Administração Regional.Como está sendo a gestão do novo Superintendente nos seus dois primeiros meses?
    • Informe sobre a participação da AMAF no CBH, Luos. A canalização dos rios é uma solução? 
    • Escola 25 de Abril e a possível mudança de horário. Impactos na vizinhança. Como ajudar a tomada de decisão?
    • A situação do Bosque da Freguesia (Ervas daninhas). Qual é cronograma previsto?
    • Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio. Como está o documento que o Grupo de Trabalho está elaborando?
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas. Mutirões para a colocação das placas.
    • feira agroecológicada Freguesia. Como está a divulgação?
    • Informe sobre a participação da AMAF na Famrio.
  • Divulgação da AMAF nos condomínios.
  • Assuntos jurídicos.
  • Assuntos gerais.
  • Encerramento

 

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Após a apresentação, o Sr. Juan leu a pauta.

Em seguida, o próprio sr. Juan começou a explanar o 1º item da pauta: “A comunidade organizada, a Superintendência de Jacarepaguá e a Administração Regional. Como está sendo a gestão do novo Superintendente nos seus dois primeiros meses?” . Falou sobre a promessa do atual superintendente de visitar a rua Caribu porem nada aconteceu.

Com relação ao recapeamento da Caribu e os meio-fios, a ordem para efetuar as obras está na Unidade Organizacional: 2ª GO à qual a AMAF encaminhou e-mail porem sem resposta até a data da reunião. A RICA foi contatada para apoiar essa reivindicação mas até agora não houve nenhuma posição com relação a esse apoio.

Falou também sobre a necessidade de observarmos com responsabilidade o que publicamos e como exemplo mencionou o caso da RICA sobre o vídeo publicado no face da pessoa que o gravou e no site da AMAF sendo retirado após constatação de que não houve identificação da data da filmagem e nem constatação da origem desse tipo de dejetos.

Em seguida, a Sra. Vera Baldner, atual gestora do Bosque da Freguesia, relatou que a pessoa que divulgou o vídeo é seu sobrinho, chamado Hilmar Baldner e que este reside próximo à RICA. Que recebeu ligação do advogado da RICA indagando se ela conhecia o Sr. Hilmar Baldner e informando que os laudos da RICA, elaborados pelos órgãos de fiscalização, estavam todos ok.

A Sra. Vera relatou ainda, que tem enfrentado problemas com publicações “fake” relativas ao Bosque. Citou, como exemplo, uma delas que se referia a uma ocorrência no Bosque com o título de “maníaco do parque”, além de outras publicações, tais como: “o gay que perturba a ordem pública no parque”.

O Sr. Juan instou a Sra. Vera Baldner a prestar esclarecimentos sobre as obras de retirada das ervas daninhas. A Sra. Vera, então, de forma didática, explicou como a erva de passarinho ataca e mata as árvores. Continuando, a Sra. Vera explanou as providências tomadas e o contrato com uma empresa que cobra por árvore. Relatou, ainda, que a Comlurb iria enviar pessoal com perfil e treinamento para esse tipo de atividade, pois, tem locais onde o equipamento da empresa contratada não entra devido a vegetação muito fechada e isso obriga a subir nas árvores e usar o prática do rapel.

Por último a Sra. Vera Baldner, falando sobre a liana, que é uma das pragas que matam as árvores por sufocação, citou uma frase de um dos técnicos que estão eliminando as pragas do Bosque: “o planeta tem que se prevenir contra a liana”.

O Sr. Jorge, então, interveio, pedindo à Sra. Vera para fazer um relatório que, na visão dela, contenha as prioridades do Bosque, para que a AMAF possa divulgar estas prioridades.

A Sra. Vera, de pronto, informou que a sua prioridade, enquanto gestora do Bosque é com a segurança. O Sr. Juan reforçou o pedido do Sr. Jorge e solicitou à Sra. Vera que escrevesse um texto sobre a gestão dela.

Em seguida, falou a Professora Olívia, pedagoga do Colégio Municipal 25 de Abril, relatando que o referido colégio está passando por um processo de melhoria, que os horários de entrada e saída do colégio que tem cerca de 600 alunos no turno da manhã e cerca 500 no turno da tarde, tornam o trânsito da Freguesia ainda mais caótico e que, por este motivo e também no sentido de melhorar a qualidade do ensino no referido colégio, a 7ª CRE está propondo um turno único de 07:30h até 14:30h, atendendo a cerca de 600 alunos e que os 500 alunos restantes seriam remanejados para as escolas situadas nas proximidades de suas residências.

O Sr. Juan questionou sobre a responsabilidade da escola durante o turno quando os alunos não tem aula por falta de professores. A Professora Olívia confirmou que a responsabilidade é mesmo da escola.

A Sra. Vera esclareceu que não permite que entrem crianças uniformizadas no Bosque.

O Sr. Fábio informou sobre um grupo de capoeira intitulado “Capoeira Cidadão” que ajuda as escolas e que estava inscrito na Lei Rouanet e que além da prática da capoeira também realiza reforço escolar.

A respeito da questão de horários, o Sr. Jorge propôs debate mais amplo.

A Sra. Olívia informou que a mudança de horários estava prevista para 2019.

Com relação à transferência de alunos para outras escolas em função da criação de turno único, o Sr. Juan lembrou que é importante que a Direção da Escola, os alunos e os pais dos alunos participem sobre a questão da transferência, pois são eles que vão sentir em maior grau essa mudança.

A mesa pediu à Professora que a escola elaborasse um documento sobre essa proposta e como espera que a AMAF participe da avaliação da mesma.

É importante salientar que o prédio da Escola 25 de Abril (Municipal) funciona a título de empréstimo e no período noturno para o Colégio de Ensino de Segundo Grau, Presidente João Goulart (Estadual). Ou seja, na Freguesia não temos colégios públicos de Segundo Grau a não ser em horário noturno.

Em seguida, a Dra. Verônica Beck fez a apresentação em Power Point da proposta para a LUOS que a AMAF irá apresentar na Câmara de Direito Ambiental, na próxima terça-feira, dia 04/09, às 10:00h.

A seguir, motivados pela apresentação da Dra. Veronica Beck, houve algumas manifestações sobre canalização e retificação de rios. O Sr. Juan convidou o Sr.Francis engenheiro e morador da Taquara presente na reunião, a participar.

A Dra. Veronica exaltou o trabalho do Sr. Moscatelli, defensor das lagoas da baixada de Jacarepaguá, que faz um trabalho de coleta de lixo em tais lagoas, e exibiu um vídeo, realizado pela TV Record, que documenta o trabalho do Sr. Ze das Lagoas.

Após a exibição do vídeo, o Sr. Jorge reforçou que o Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá se reunirá terça-feira dia 28/8 e que mais detalhes sobre esta reunião seriam divulgados nos grupos de zap.

A seguir o Sr. Fábio fez a explanação sobre o seu projeto de ciclovia e do Bairro Inteligente. O projeto contempla, entre outras coisas, a criação de uma malha cicloviária na Freguesia, o que poderia acarretar, segundo o Sr. Fábio, diversas melhorias para o bairro, tais como: melhorias no comércio, realização de eventos etc.

O Sr. Fábio disse ter enviado e-mails para algumas entidades atuantes na Freguesia, como, por exemplo, a ACIJA, mas que não obteve respostas.

A Sra. Vera, como diretora da ACIJA, disse não ter gostado do fato do email do Sr. Fábio ficar, por parte da ACIJA, sem resposta, e disse que iria averiguar o ocorrido.

A Sra. Estela narrou o histórico das campanhas ciclísticas promovidas pela AMAF. O Sr. Jorge apoiou o ciclismo na Freguesia.

O Sr. Fábio falou sobre a organização “Transporte Ativo” que é especializada em ciclovias e que as ciclovias que estão sendo construídas no centro da cidade são consequência do trabalho da “Transporte Ativo”.

O Sr. Guilherme destacou a luta da AMAF, por ciclovias, ao longo de todos os seus anos de existência. O Sr. Fábio pediu para, nas ocasiões em que apresentar o projeto, falar em nome da AMAF.

O Sr. Juan falou sobre o apoio da AMAF. Disse que a Associação apoiaria o conclamou o Sr. Fábio a preparar um roteiro para que a AMAF pudesse dar o apoio solicitado.

Em seguida o Sr. Juan falou sobre o Grupo de Mobilidade existente na AMAF que trata de todos os assuntos de mobilidade inclusive a questão das ciclovias sendo porem, neste momento, a prioridade dada à questão dos automóveis devido aos acidentes e engarrafamentos frequentes no bairro.

O Sr. Fábio disse que gostaria de participar do grupo de mobilidade. O Sr. Luciano, então disse ser ciclista e se colocou à disposição do grupo de mobilidade.

Em seguida, o Sr. Ari fez um breve relato sobre o andamento dos trabalhos do Grupo de Mobilidade. Disse que a preocupação do grupo não era somente com os carros, mas também com o trânsito, etc. Que, no grupo, as ciclovias já haviam sido discutidas como necessidade a ser tratada e cobrada das autoridades. Mas citou como exemplo das dificuldades das ciclovias o fato dele próprio, morador à Est. do Pau Ferro, ter dificuldades em ir de bicicleta da Pau Ferro até a Freguesia. O Grupo pretende concluir o documento sobre mobilidade para ser apresentado na reunião da AMAF em setembro e posteriormente para a CET Rio.

Continuando, o Sr. Ari falou sobre a colocação das plaquinhas nas mudas que a FPJ está plantando por conta do projeto de 180 mudas que a Construtora Calper foi obrigada a plantar no bairro por força do Decreto 38.057/2013, informou também que já foram colocadas cerca de 40 plaquinhas. Reforçando as explicações do Sr. Ari, o Sr. Juan dissertou sobre o QR CODE que está em cada placa e que permite entrar automaticamente no site da AMAF para identificar que tipo de espécie de muda foi plantada nesse local onde a plaquinha está..

O Sr. Ari solicitou então que voluntários se apresentassem para serem padrinhos ou madrinhas das árvores. Ainda sobre as plaquinhas, o Sr. Juan sugeriu aos presentes que fizessem depósito na conta da AMAF para a compra de hastes de madeira para fixação das plaquinhas.

Seguindo a reunião, o Sr. Jorge apresentou relatório da tesouraria.

Já na fase de encerramento, a Sra. Flávia, vizinha do empreendimento Bora Bora, perguntou se havia alguma novidade no caso. O Sr Juan explicou a confusão feita pelo jornalista que havia realizado a reportagem sobre o abandono de tal empreendimento com relação à localização do barracão de obras que segundo entendimentos está na área proibida (margem do rio) enquanto na matéria o jornalista menciona a declaração da Rio Águas de que o empreendimento não está em situação ilegal. O problema era o barracão e não o empreendimento.

O Sr. Sidney informou sobre as atividades do grupo “Revive Jacarepaguá”, do qual faz parte e que a próxima ação será no mês de setembro sempre num sábado a ser divulgado..

Sendo 12:00 hs e sem mais a tratar, a reunião foi encerrada.

Deixe um comentário