Sinaleiras de garagem estão proibidas de apitar! Será que todos sabem?


A AMAF apoia e cobra das autoridades e responsáveis pela administração das garagens as providências necessárias para que a lei seja respeitada.

Mensagem recebida da moradora Lucia Martins em 21/09/2016.

“Há alguns anos o bairro da Freguesia vem sofrendo com os impactos do chamado boom imobiliário.

Entre os inúmeros problemas, está a crescente poluição sonora.

Conforme relata a pesquisa do Prof. Ricardo Musafir, da COPPE/UFRJ: “… a poluição sonora, é, desde 2011, vista pela OMS como o segundo entre os problemas ambientais mais disseminados, logo atrás da poluição do ar.” Infelizmente é subestimada pela maioria da população, apesar de seus efeito nocivos à saúde de humana, como perturbação do sono, da concentração, stress, tensão e danos ao aparelho auditivo.
No nosso bairro, a poluição sonora conjuga ruídos de motores, buzinas, obras, latidos, sirenes, músicas de bares e carros de som e de sinaleiras de garagem. Quanto a essa última, a produção de seus ruídos aumenta conforme a construção de prédios. É comum várias tocarem ao mesmo tempo, ou, ao uma silenciar, outra tocar, tornando-se um ruído ininterrupto.

Algumas não são desligadas nem a noite, pois dependem da iniciativa de porteiros.
Além do incômodo do ruído, a sinaleira é equivocadamente interpretada pelo senso comum como um semáforo que indica ao pedestre que pare, pois um carro vai atravessar a calçada.

Dessa forma, estimula uma visão distorcida para os motoristas de que têm prioridade na calçada ao saírem de suas garagens. Segundo a Lei Nacional de Trânsito o motorista é que deve esperar o pedestre atravessar à calçada e não contrário. O bom senso já bastaria para que qualquer motorista agisse dessa forma.

Mas infringimos a Lei e nos tornamos a cada dia motoristas com uma sensação de onipotência.

 A sinaleira de garagem já está proibida desde 2012 pela Lei 5526, que surgiu justamente a partir das muitas reclamações que chegam ao 1746 (não  tratadas pelo poder público) e por estudos científicos que comprovam que as sinaleiras trazem mais malefícios para os cidadãos do que o contrário.

Infelizmente, os condomínios por desconhecimento da Lei e dos estudos ainda insistem na utilização de sinaleiras.

Por isso, gostaria de debater o assunto com os moradores do bairro, em uma tentativa de diminuir pelo menos um pouco a poluição sonora na Freguesia.

Bairros como Laranjeiras, Recreio e Tijuca já aboliram o uso das sinaleiras.

Por que vamos continuar nos acostumando com tal mazela, se essa traz tantos prejuízos a nossa saúde?”

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário