Nota de esclarecimento da FIOCRUZ sobre a febre amarela!


Atualizado em 21/02/2017
Segue texto da Nota de esclarecimento divulgada pela Fiocruz:
 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dirige-se à sociedade e a seu corpo de trabalhadores e estudantes para esclarecer episódio relacionado à situação da febre amarela.Em outubro de 2016, a ocorrência de um óbito de primata no campus da Fiocruz, no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, deflagrou processo de investigação epidemiológica para febre amarela e outras zoonoses. Tratava-se de um animal da espécie Callithrix jacchus, popularmente conhecido como sagui. Seguindo o fluxo estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), as amostras do animal foram enviadas para análise nos laboratórios de referência do estado, que depois as encaminhou ao Instituto Evandro Chagas no Pará – IEC/MS (Laboratório de Referência Nacional do MS), para realização de diagnóstico de febre amarela.

A investigação do vírus em casos de óbito de primatas é uma rotina na vigilância da doença, uma vez que estes animais são considerados “sentinelas” para a circulação do vírus. Desde então, não houve registro de outra ocorrência de morte de primata no campus.

A Fiocruz foi informada, neste mês de março, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde, de que o resultado para a amostra deste primata foi emitido pelo IEC como positivo para febre amarela. A Secretaria solicitou a realização de novo exame por imunohistoquímica para o caso deste primata e dos outros quatro animais, que também vieram a óbito no município do Rio de Janeiro naquela época. As análises realizadas no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) – estabelecido como referência em análises de imunohistoquímica para febre amarela a partir de fevereiro de 2017 – foram emitidas na data de hoje (20/3). Conforme tornado público pela Secretaria Estadual de Saúde, na tarde de hoje, os resultados foram negativos.

É importante destacar que, até o momento, não há registro de casos de febre amarela em humanos no município do Rio de Janeiro. Além disso, cabe ressaltar que foi instalada na Presidência uma Sala de Situação para Febre Amarela Silvestre desde a primeira semana de janeiro, que funciona em caráter permanente e de forma articulada com as autoridades sanitárias do Sistema Único de Saúde

A Presidência manterá toda a comunidade informada acerca das medidas preventivas recomendadas e sobre o andamento das providências adotadas no Estado do Rio, de acordo com os protocolos técnicos das instâncias do SUS.⁠⁠⁠⁠

Coordenadoria de Comunicação Social | Presidência | Fiocruz

Coordenação: Elisa Andries 

Envie sua sugestão ou comentários para: ccs@fiocruz.br | tel: 55 (21) 2270 5343

 Publicado em 17/03/2017

Veja municípios onde a campanha de vacinação começou:
Araruama
Bom Jardim
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Casimiro de Abreu
Conceição de Macabu
Cordeiro
Duas Barras
Macaé
Macuco
Nova Friburgo
Rio Bonito
Rio das Ostras
Silva Jardim
Sumidouro
Tanguá
Trajano de Moraes
Campos dos Goytacazes
Cantagalo
Cardoso Moreira
Carmo
Santa Maria Madalena
São Fidélis
São Sebastião do Alto
Sapucaia

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.

Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

Deixe um comentário