Como foi a reunião em 12/12 sobre Metro na Freguesia e Jacarepaguá?

Atualizado em 17/12/2015

Segue relatório da FAMRIO sobre o encontro:

Neste sábado 12/12, realizou-se o Encontro sobre Mobilidade Urbana da Baixada de Jacarepaguá, no auditório do Centro Médico de Saúde do Tanque. A divulgação da data errada pela imprensa (13/12, domingo) foi o que levou algumas pessoas a não comparecerem na data certa e a ausência do Secretário de Transportes Osório, que somente na antevéspera (10/12), à tarde, comunicou ao Conselho a sua ausência, apesar de ter pessoalmente confirmado por duas vezes, não tirou o brilho e o alto nível das conversas, propostas e encaminhamentos.

UMA AULA SOBRE O SISTEMA METROVIÁRIO

A presença do professor e engenheiro Fernando Mac Dowell, profundo conhecedor da questão metroviária, desde o início do planejamento e construção da 1ª linha de metrô na cidade (S.Pena/Botafogo), deu a luz necessária ao debate, ampliando e aprofundando as informações e dados necessários a ser pesquisados e inseridos na proposta de rede metroviária para a baixada de Jacarepaguá, as linhas possíveis de estudos, seus trajetos, a interação com outros modais, as justificativas que possam melhor priorizar, dentro de uma lógica sistêmica, com a rede municipal e região metropolitana do Rio.

Muito calmo e educado, ouvindo e respondendo a todos, com clareza e firmeza de quem participou e conhece os sistemas Metros de várias cidades do Brasil, foi levantando o ânimo dos presentes visando a formulação de uma proposta metroviária para a região, bem fundamentada, para melhorar o grau de prioridade no PDM e PDTU, dando esperança de ser construída em data não tão longínqua ou imprevisível.

“A região da Baixada de Jacarepaguá é a que más cresceu e cresce na cidade, e continuará crescendo em direção as regiões do Recreio, Vargens e outros bairros de Jacarepaguá, portanto cabe qualquer proposta que venha atender este crescimento, desde que fundamentada” pontuou o engenheiro Mac Dowell.

Cabe a nos manter os pés no chão, a frente levantada para nunca perdermos de vista o futuro, que pertence aos nossos filhos e futuras gerações.

DELIBERAÇÕES:

1) Lido e aprovado o texto (vide abaixo) retratando o contexto em que se realizou o Encontro;

Declaração FAMRIO Metro reunião 12122015

2) Ter como base de estudo, a proposta de linhas e trajeto sugeridos no mapa apresentado (vide abaixo).

Proposta da FAMRIO de linha de metro

3) A criação de uma Comissão para análise de campo, coleta de dados para a formulação de uma proposta que terá o apoio e avaliação do eng° Fernando Mac Dowell;

4) Manter contato com a SETRAN agendando um encontro em breve para apresentação a proposta final.

5) A Comissão formada pelo Vladmir (CRFamrio), Ari (ArnaTaquara), Jorge (AMAF), Katia (AmaValeCuricica), Jorge Faias (Fórum), é aberta a novos membros e se reunirá no dia 16/12, às 19:30hs.

Conselho Regional Jacarepaguá-BarraRecreio Vargens da FAMRIO

e-mail: famrio_crjacarepaguabarra@yahoo.com.br

Facehook: Conselho Regional Jacarepaguá-Barra-Recreio-Vargens da FAMRIO

Atualizado em 13/12/2015

O texto abaixo foi extraído do O Globo:

Em janeiro, o governo estadual deu início ao Plano Diretor Metroviário (PDM), com o objetivo de planejar todos os traçados de metrô e de outros tipos de transporte de alta capacidade a serem implantados na Região Metropolitana até 2045.

Em pauta, estão as expansões das linhas até o Recreio e Jacarepaguá, que, mesmo ainda longe de serem iniciadas, já mobilizam a comunidade.

Enquanto a Secretaria estadual de Transportes prevê a Linha 6 (Alvorada-Fundão) passando nas proximidades da Linha Amarela, contemplando Freguesia e Pechincha, sob o argumento de que o outro lado de Jacarepaguá já é atendido pelo BRT, moradores desejam que a rede abranja todo o bairro.

O tempo para decisões, porém, é curto: o PDM estará definido até fevereiro. Por isso, a Associação de Moradores da Freguesia (Amaf) convidou o secretário Carlos Osório para um encontro no sábado 12/12/2015.

— Como querem que seja um projeto definitivo, achamos que o trajeto deve atender a mais pontos de Jacarepaguá, como Barro Vermelho, Taquara e Tanque. Chega de BRT, sistema que em breve estará saturado; temos que pedir metrô — afirma Jorge da Costa Pinto, coordenador do conselho regional da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro (FAM-Rio) e diretor da Amaf.

Atualizado em 10/12/2015

Segue cópia do documento entregue ao Secretário reiterando o convite para a reunião de 12/12.
Ao Secretário Estadual de Transportes Carlos Roberto Osório
Estamos reiterando o convite, entregue ao sr. Secretário por ocasião da reunião no Clube de Engenharia em 01/12, para o nosso Encontro sobre Mobilidade Urbana para Jacarepaguá com destaque o trajeto da Linha 6 e projeção de uma malha metrovia para toda a região da AP4.
Desde já reafirmamos a importância da sua presença.
                                      Coordenação do Conselho Regional da Famrio
c/c  Fórum de Mobilidade Urbana RJ
       Engº Fernando Mac Dowell

CRFAMRIO_2015_Encontro_Mobilidade_Urbana_12122015

Publicado em 04/12/2015

A AMAF está acompanhando as propostas e ações do Governo do Estado (Secretaria de Transportes) com relação às linhas de Metro previstas para as próximas décadas.

A comunidade de Freguesia não foi consultada sobre as vantagens e desvantagens das diferentes opções que o Governo está apresentando para a nossa região e Jacarepaguá como um todo.

Com esse intuito, o Conselho Regional da Famrio, na sua reunião de 21/11, decidiu convocar uma reunião específica para o dia 12/12 sobre a proposta da Secretaria.

Ontem 01/12/2015 foi entregue ao Secretário Sr. Osório, no Fórum de Mobilidade Urbana no Clube de Engenharia, o documento cuja cópia segue abaixo convidando-o para a reunião.

Convocação_Reunião_Regional_Famrio

Nota: Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social para divulgá-la com seu comentário.