Ferro velho no Parque Nacional da Tijuca (Grajaú – Jacarepaguá)


Amigos e moradores de Jacarepaguá, em setembro de 2015, a Amaf denunciou ao Ministério Público Federal a instalação de um ferro velho na subida da Grajaú-Jacarepaguá (número 3365 da Av. Menezes Cortes), conforme foto abaixo.

Entretanto, fomos surpreendidos em 24 de dezembro de 2015, com a decisão bastante superficial de arquivamento do Procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas, que fundamentou a sua decisão, alegando que não se tratava de um ferro velho, e sim de uma residência com uma oficina de carros… além disso, ainda complementou a decisão, dizendo que segundo ficais do Instituto Chico Mendes (ICMBIO), o “morador mecânico” daquele pedaço do Parque Nacional da Tijuca, era “parente” de um ex -funcionário (já falecido) da reserva florestal.

Diante de tal decisão de arquivamento (da qual recorreremos apropriadamente), a AMAF faz os seguintes questionamentos?

– Basta ser funcionário do Parque Nacional da Tijuca para se ter direito a um pedaço da Mata-Atlântica protegida por lei?
– Qualquer pessoa que afirma ser “parente” de um ex-funcionário, pode morar e montar uma oficina dentro da Floresta da Tijuca (maior floresta urbana do mundo)?
-Foi concedida licença para o ocupante da mata-atlântica montar a oficina dele lá?

Cada vez mais temos a certeza de que nem os órgãos que deveriam nos ajudar a proteger o meio ambiente, que no presente caso já é protegido por lei federal, estão querendo colaborar… talvez, porque a Freguesia não dê IBOPE nos veículos de comunicação… Mas não tem problema não, nós moradores, somos amantes protetores do nosso bairro e lutaremos até o final por ele.

Ferro_VelhoMPF_Ferro_VelhoMPF_2_Ferro_Velho

 

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

 

Deixe um comentário