Estrada do rio Sangradouro e o Bosque da Freguesia

A Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) enviou carta ao prefeito Eduardo Paes e ao subprefeito Tiago Monteiro em 27/03/2013 cobrando uma solução sobre o Bosque da Freguesia. Leia na íntegra o documento enviado.

Estrada rio Sangradouro

Segue o texto da carta:

Nota:

* O email: amafreguesia81@yahoo.com.br foi descontinuado e substituido pelo amaf@amafreguesia.org

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DA FREGUESIA – AMAF
amafreguesia81@yahoo.com.br*
A PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Ao Sr. Prefeito Eduardo Paes
A/c Subprefeito Tiago Mohamed Monteiro
Rio de Janeiro, 27 de março de 2013

A AMAF aprovou, em reunião dia 24/03/13, encaminhar ao Sr Prefeito Eduardo Paes e Subprefeito Tiago Mohamed, este documento, protocolado na Subprefeitura da Barra/Jacarepaguá, comunicando que esteve em reunião 2ª feira, 18/03, com Geraldo Aragão representante do Condomínio RioShopping, cuja demanda referente a construção da Estrada Marginal ao Rio Sangradouro é decorrente do acordo firmado, em 1992, pela Prefeitura e o Grupo da Concessionária Dirija. O motivo da reunião foi para nos comunicar a pauta da Assembléia de 29/03, onde deliberarão sobre o pedido de anulação do acordo de doação feito pela Dirija, que concorda com tal ação, à Prefeitura.
O conflito originado entre a construção da citada via e a preservação do Bosque da Freguesia prolongou-se, acirradamente, até o entendimento entre as partes, em maio de 2003, que buscaram uma solução alternativa; um 3º projeto, que viabilizasse a construção da estrada, atendendo aos interesses do Condomínio RioShopping e preservando o Bosque da Freguesia da derrubada de centenas de árvores existentes no trajeto da via.
O acordo celebrado, em maio/2004, entre as entidades (AMAF, AABF, Grude, AmaAnil e CR Famrio) e o Condomínio RioShopping é fato entre as partes, porém não consumado ainda pela Prefeitura, apesar da finalização do projeto (Processo 06/500.074/07 – 12/01/07) feito pelo então Secretário de Obras Eider Dantas, e que foi entregue ao prefeito à época, em audiência ocorrida em abril de 2007, proposta esta que solucionava o pleito já acordado.
Por fim lembramos ao Sr. Prefeito que a AMAF acompanhou de perto o projeto do Rio Urbe Freguesia, debateu, aprovou e encaminhou a complementação desse o Projeto com a construção dessa via marginal como uma das prioridades necessárias, ao nosso bairro que hoje, 2013, encontra-se a beira da estagnação viária (o trânsito parou por horas dias 26 e 27). Não há mais alternativas viárias de trânsito para o bairro e qualquer possibilidade é valida, necessária e urgente.
Cremos ser a hora adequada para uma ação positiva por parte do Sr. Prefeito, cujo projeto encontra-se em suas mãos, ao pleito da comunidade da Freguesia, moradores, amigos e usuários do Bosque, ambientalistas e lojistas do RioShopping, para não nos ”engarrafarmos” no debate jurídico do “pode-se ou não anular o Acordo de 1992”, ao invés de solucionarmos finalmente e definitivamente o impasse.

Jorge da Costa Pinto
Presidente da AMAF

Notas: 1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa