Secretário Estadual de Transportes falou sobre a Linha 6 do Metrô na Freguesia. Prevista para 2021!

Metro_Linha_6_plateia Metro_Linha_6_Osorio_falando_legenda

Atualizado em 25/10/2015

Publicado em 23/10/2015

Ontem, 22/10/2015, no Clube Olímpico de Jacarepaguá o Secretário de Transportes do Estado, Sr. Carlos Osório, compareceu ao encontro marcado pela SETRANS para divulgar a futura expansão do Metrô do Rio para atender parte de Jacarepaguá.

A AMAF se fez presente apesar de só ser informada com 48 horas de antecedência junto a muitos moradores, outras associações, entidades, conselhos e movimentos da região.

Os principais pontos desse encontro com perguntas e respostas podem ser resumidos no seguinte:

– O trajeto da linha 6 terá seu início na estação Alvorada e seu ponto final na estação Cocotá na Ilha do Governador.
As estações que serão construídas no nosso bairro são: Gabinal, Geremario Dantas e Pau Ferro. Veja no mapa abaixo o trajeto e as estações. O mapa está na página 75 do documento do PDTU que pode ser acessado seguindo a orientação no final desta matéria.

Depois, a linha seguira, não rigidamente, a direção da Linha Amarela.

– A implantação da linha 6 exige que o Metrô da linha 4 chegue até a Alvorada.

– O levantamento e estudo de campo para o projeto metroviário no qual se inclui a linha 6 foi financiado pelo Banco Mundial e deve ser concluído até fevereiro de 2016. Mas só o projeto.

– As obras ainda não estão definidas quanto ao custo e prazo.
Nota da AMAF: Com relação a este assunto a AMAF colocou a questão da situação das obras dos Jogos Olímpicos que foram e estão sendo realizadas com verbas do Governo Federal e que ao finalizar gerariam uma pressão social devido ao desemprego e ociosidade por parte das empreiteiras e outros prestadores de serviços. A pergunta para o Secretário foi: “Como o Estado pretende equacionar o fim das obras dos Jogos, a necessidade de construir a linha 6 e a falta de recursos dos Governo Federal e Estadual?”
Respondeu ser esta uma preocupação do Governo e não havendo recursos em função do fim dos Jogos Olímpicos o ritmo das obras de expansão metroviária cairá, visto que não terá como manter mais de 9000 operários estão trabalhando na linha 4 que deverá ser concluída em julho 2016 .
A AMAF entende que este problema não está resolvido e poderá provocar atrasos nos projetos.

– Foi levantado a questão por parte de alguns moradores pelo fato de não constar do projeto da Linha 6 um traçado Centro da Freguesia – Centro da Cidade. O morador da Freguesia terá que fazer várias baldeações (conexões) no uso do metrô da Linha 6 até o centro da cidade, zona sul etc…
Com relação a esse ponto, o Secretário Carlos Osório citou o fato da presença do Maciço da Tijuca como impeditivos de traçados mais lógicos.
Nota da AMAF: A AMAF entende que o fato de construir um túnel pode não ser rentável nesse trecho devido a inexistência de estações, entretanto cabe avaliar o tempo do percurso de uma linha mais direta entre Jacarepaguá e o Centro se comparada com a proposta (linha 6).

– Foi questionado também que esse trajeto não atende grande parte de Jacarepaguá como Vargens, Camorim, Curicica, Taquara, Tanque e Praça Seca.

– Como desdobramento, dessa reunião, foi a indicação de FELIPE MICHEL (Coordenador de Projetos da Secretaria de Transportes e também morador da Freguesia) para continuar a conversar com os moradores e representantes dos moradores da Freguesia sobre o projeto da Linha 6.

Conheça mais sobre o projeto no PDTU clicando AQUI (Arquivo PDF de 19MB)

Linha_6.

metro2014_linha4_3dg metro2014_linha4_2dg metro2014_linha4_3dg tatuzão_metrorio

Nota: Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social para divulgá-la com seu comentário.