Comentários sobre a proposta da CET Rio que nada fez no nosso bairro!


Estamos colocando hoje (27/08/2015) no nosso site, informações que apesar de serem antigas (28/01/2014) são verdadeiramente atuais e que vale a pena ler para saber o que a AMAF fez e o que as autoridades até hoje nada fizeram.

Segue texto divulgado em 28/01/2014:

No dia 15/11/2013 divulgamos amplamente a apresentação que a CET Rio fez no dia 05/11/2013 no auditório do MOB1 (Meta Office Building 1 na Estrada de Jacarepaguá 7187).


 

Texto do e-mail enviado aos moradores e amigos da Freguesia

From: AMAF
Sent: Friday, November 15, 2013 6:34 PM
To: Undisclosed-Recipient:;

Subject: Apresentação da Proposta Preliminar de Mobilidade Freguesia – Jacarepaguá pelo Núcleo Regional de Tráfego de Jacarepaguá

No dia 05/11 conforme combinado com a Subprefeitura e a CET Rio, foi apresentada pela Companhia de Engenharia de Tráfego uma proposta preliminar para a mobilidade no nosso bairro.

Conseguimos fotografar os slides da apresentação e geramos um arquivo PDF com todos eles para poder divulgar o estudo feito e assim poder contribuir com as nossas opiniões e críticas no intuito de evitar mudanças que venham mais prejudicar do que melhorar a situação do caos que existe hoje na Freguesia e que certamente vai piorar com a chegada de novos moradores sem infraestrutura viária e de estacionamento.

Cabe assinalar que na ocasião da apresentação não foram tratados os seguintes assuntos:
– Ciclovias
– Transporte público
– Estacionamento

Estes assuntos deverão ser objeto de novas reuniões com os órgãos públicos sejam eles municipais ou estaduais.
No domingo 24/11 às 11:00 hs vamos discutir na reunião da AMAF a proposta da CET Rio.
Aguardamos você com as suas sugestões e críticas ao projeto.

At.

Juan Carlos Tomsic – Diretor
C/C para:
Guilherme Martins – Presidente
Jorge da Costa Pino – Vice-Presidente


 

No dia 28/11/2013 às 19:00 hs e no mesmo local alguns vizinhos e amigos nos reunimos para discutir essa proposta.

Algumas sugestões foram apresentadas e as colocamos neste e-mail logo abaixo.

Se você tiver críticas ou sugestões favor encaminha-las para a AMAF (amaf@amafreguesia.org)

 1- Comentários da Gisela

Comentários iniciais sobre a proposta da CET-Rio para o Sistema viário da Freguesia.

  1. INICIAR URGENTE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA RESPEITAR O PEDESTRE E O CICLISTA, E TAMBÉM PARA EVITAR FECHAR CRUZAMENTOS, PARAR EM FILA DUPLA, AVANÇAR O SINAL, TRAFEGAR E ESTACIONAR NAS CALÇADAS.
  2. Sugerir a CET-Rio plano integrado de transportes de massa, não só o sistema viário para veículos (ação conjunta com calçadas de qualidade, ciclovias, e integração com metrô (criação de linha integrada com metro da Tijuca e novo metrô da Barra e também a racionalização d linhas de ônibus e no futuro fazer uma linha de metrô passando pela Freguesia e integrando estação Tijuca com Barra/Itanhangá)
  3. Proposta para os moradores analisarem os impactos do sentido único da Bananal.
  4. Saber quantos ônibus e linhas de ônibus passam na Comandante para virar na Três Rios.
  5. Como seria o volume desses ônibus passando pela agulha/pardal da Tirol (na altura da Geminiano de Góis)?
  6. Como fica o giro de três faixas dos ônibus que vêm da Bananal na Três Rios?
  7. Quais as opções de vias para quem quer ir do Anil, Ituverava, etc., para a Araguaia sem passar pelo largo da Freguesia? (Parece que na proposta da CET-Rio, sem o cruzamento da Bananal, só fica a Comandante Rubens Silva e a Tirol passando pela comunidade e retornando na Serra para pegar a Pau Ferro. (Obs.: Hoje passei por lá na hora do almoço estava um congestionamento imenso por conta do sinal da Comandante com Tirol)
  8. Fazer contagem de veículos por horário nas vias para avaliar os impactos da “possível” mudança de sentido da Três Rios entre Comandante e Bananal.
  9. Comandante Rubens Silva nos cruzamentos desde a descida da Tirol, passando pela Três Rios até a chegada na Araguaia, com giros.
  10. Estrada do Bananal nos cruzamentos da Tirol, Três Rios até a chegada na Araguaia
  11. Geminiano de Góis em pontos como Pau Ferro, entre Araguaia e Três Rios e Tirol. (Creio que muitas pessoas que vem do Pechincha utilizam a via para evitar a Geremário e o largo da Freguesia)
  12. Fazer baia para ônibus e para carro entre a cultura Inglesa e o Camões, para evitar retenção no fluxo
  13. Verificar como ficará o percurso do 866 com a mudança de fluxo da Xingu.
  14. Fazer pesquisa de origem e destino com os moradores
  15. Equacionar as retenções dos ônibus no Unicenter, carga e descarga do Hortifruti do Largo da Freguesia, estacionamento do Hortifruti na Araguaia/Comandante e saída da Linha Amarela na Papizzo (Pontos de ônibus, fluxos cruzados de quem chega e vai para a Freguesia ou Pechincha e quem saí da Freguesia e vai para a Barra)
  16. Estudar a viabilidade de fazer um binário Araguaia-sentido único descendo e 3 Rios sentido único subindo desde a Geremário até a Grajaú.

2- Comentários do Eduardo Lobato:

Proposta apresentada na reunião de 28/11/2013:

Comentário_Mobilidade_01

1)      Criação de Via BRT ou VLT – tráfego rápido entre o Tanque e Jardim Oceânico ( Barra) . Esta via teria a finalidade de fazer a integração rápida com a Via BRT que vai para a zona norte ( Madureira, Penha, etc. ) e na outra ponta com o Metrô sentido zona sul e centro. Finalidade Final: tirar carros da rua, menor tempo de transporte, melhor qualidade de vida, etc.

No Tanque e no Jardim Oceânico haveriam estações de integração.

Esta via BRT teria estações por ex: Pechincha, Freguesia, Anil, Jardim Clarisse, Rio das Pedras, Muzema, etc.

Esta via BRT seguiria basicamente pela Geremário Dantas e estrada de Jacarepaguá com as adequações devidas.

No futuro esta BRT teria uma variação para ligação direta com a Barra da Tijuca( cebolão) pela Via marginal do canal do Anil.

2)      Com a finalidade de desafogar e agilizar o tráfego de passagem pela Freguesia, no centro da Freguesia, nos entroncamentos da Estrada dos Três Rios com Estrada de Jacarepaguá e da estrada de Jacarepaguá com Tirol e numa 2ª fase na região do entroncamento da Geremário Dantas com Linha Amarela seriam executados projetos radicais de vias subterrâneas eliminando os cruzamentos existentes onde se dariam prioridade a via BRT e aos pedestres. Assim, no entroncamento da Três Rios c/ est Jac arepagua , como o tráfego seria subterrâneo, na superfície haveria a estação BRT e uma grande praça para grandes eventos que se interligaria com a Praça Profª. Camisão e o terreno ao lado do Mac Donald’s a ser desapropriado( local do antigo espigão)

Comentários da Proposta CET – RIO

De forma geral as propostas são boas em especial:

1-tráfego livre pela ladeira da Freguesia , desafogando o entroncamento da Est. de Jacarepaguá c/ Três Rios. Sabe-se que não se pode contar como uma solução em tempo integral em função dos eventos na Igreja do Loreto.

2- Abertura de via para acesso a Linha Amarela ( sentido Barra) a partir da Est. Edgar Werneck – desafoga um pouco o cruzamento da Edg. Wern.com a Geremário Dantas

3- Acesso a Rua Mamoré pela Geremário Dantas – desafoga o centro da freguesia

4- Abertura da via marginal ao Rio Sangrador pela sua margem esquerda ligando a Est. do Gabinal com a Estrada de Jacarepaguá na altura do Prezunic – desafoga o Centro da Freguesia. Esta via começa pela margem direita no trecho do Rio Shopping e passa para a margem esquerda através de uma ponte a ser construída antes de chegar no Bosque.

Dúvidas

1-      Tenho dúvidas da Rua Araguaia virar via expressa em função da quantidade de   escolas e moradias na região. Mas se for esta a vontade da maioria sugiro criar acesso da Geremário Dantas para a Araguaia sentido serra levando o transito direto para a Pau Ferro e Grajaú- Jacarepaguá com a vantagem de desafogar o Centro da Freguesia e a Rua Tirol. 

3- Comentário da Veronica Beck

Na ocasião a Veronica colocou a necessidade de construir um acesso para a Barra na Linha Amarela na Pau Ferro, assim como uma saída nesse local para quem vem da Barra. Hoje a saída está na Geremario Dantas e a entrada para a Barra também.

Prioridade para a implantação do giro livre na descida da Ladeira da Freguesia.

3- Comentário do Juan

Outra sugestão, neste caso feita pelo Juan foi sobre:

Os cruzamentos da Gabinal, Muniz Aragão, Guilherme Moreira e Ayrton Senna devem ser estudados pela CET Rio, pois constantemente engarrafa e provoca filas enormes na Gabinal e ruas adjacentes.

Comentário_Mobilidade_02

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Nota: Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF.
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

 

 

Deixe um comentário