Ata da reunião da AMAF em 29 de abril de 2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

DATA: 29 de Abril de 2018
LOCAL: Bosque da Freguesia
INÍCIO: 09:30h

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e sr. Guilherme Martins (secretariando a mesa);
PRESENTES: Ângelo Paladini, Antônio Marques, Antônio Sérgio, Gilberto, Guilherme Martins, Josias, Juan Tomsic, Juliani, Myriam, Nelson e Yuri.
Pauta inicial:
1. Apresentação dos Presentes;
2. Informes sobre a Freguesia

• A comunidade organizada, a Superintendência de Jacarepaguá e a Administração regional;
• A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio;
• Podas irregulares feitas pela Light;
• Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas de árvores;
• Situação do fornecimento de água na Ladeira da Freguesia

3. A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF. Contribuição para cobrir as despesas das plaquinhas (Plantio das 180 mudas);
4. Assuntos jurídicos;
5. Informes do Conselho regional da FAMRIO, Conselho Distrital da Saúde AP4, Conselho Comunitário de Segurança de Jacarepaguá e Bacia Hidrográfica;
6. Informes gerais.
7. Encerramento.

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Durante a apresentação, o Sr. Yuri, informou ser estudante de História e adepto de trilhas e que costumava praticar este esporte. O Sr. Guilherme, então, sugeriu que ele poderia realizar, por lugares históricos de Jacarepaguá, o tipo de turismo intitulado “Caminhadas guiadas”.

Após a apresentação, o Sr. Juan falou sobre o item da pauta “A comunidade organizada, a Superintendência de Jacarepaguá e a Administração regional”, além disso, fez breves relatos sobre as enchentes na Francisca Sales, os camelôs e a feirinha do Largo da Freguesia, e a relação destes assuntos com a Superintendência e a Administração de Jacarepaguá.

Passou-se, então, ao item da pauta: “A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio”. O sr. Juan, informou sobre a existência do grupo de Mobilidade da AMAF. A sra. Myriam relatou problemas causados pelos engarrafamentos na rua Edgard Werneck. O Sr. Juan mencionou a opção, sugerida por um morador, de acesso alternativo à Linha Amarela, pelo outro lado da rua Quintanilha (o lado que faz esquina com a rua Edgard Werneck).
A próxima reunião do Grupo será no dia 14/05.
Segue relatório da reunião em 09/04 (Ary, Gabriel, Jorge e Rodrigo)

A ideia inicial foi identificar possíveis campos de discussão para ser posteriormente detalhados, reunindo sugestões em um grande documentos de sugestões, devidamente classificadas, com suas respectivas priorizaçõe e criticidade
Nesses tópicos, falamos muita coisa… exemplificamos, identificamos questões do dia a dia,
Mas agora é documentar uma por um_,
Logicamente, os tópicos podem ser mudados com o tempo e o aprofundamento da questão”.
Seguem os tópicos:
Tópicos de mobilidade e transporte:
1 – Ônibus:
– Pontos de ônibus;
– Linhas e trajetos;
– Acessibilidade;
– Qualidade do ônibus;
– Microônibus;
2 – Alternativo:
– Ciclovias;
– Vans;
– Mototaxi;
3 – Metrô :
4 – Vans (Alternativo):
5 – Intervenções viarias:
– Obras;
– Manutençao;
– Direcionamento de trânsito;
– Sinalização vertical/horizontal;
6 – Fiscalização GM/PM / Blitz.

Passou-se então, ao item da pauta: “Podas irregulares feitas pela Light”. O sr. Juan e o Sr. Nélson discorreram sobre as podas irregulares realizadas nas árvores situadas em frente ao condômino da Est dos Três Rios 199(situado em frente à Passarela da Freguesia). Eles relataram que os caminhões que prestam serviços à Light costumam ser utilizados para serviços particulares e ilegais de poda de árvores. O Sr. Nélson disse que existem programas, tais como “Convivência Harmônica Entre Redes Elétricas e Arborização”, que balizam a relação entre o plantio e poda de árvores e a rede elétrica.

A seguir, invertendo os itens da pauta, passou-se ao item da pauta “A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF. Contribuição para cobrir as despesas das plaquinhas (Plantio das 180 mudas). O Sr. Juan explicou o QR Code presente nas plaquinhas que a AMAF decidiu fazer para colocar nas árvores que serão plantadas na Freguesia, como resultado da parceria AMAF – FPJ e a questão financeira da produção de tais plaquinhas.
Solicitou então, para quem pudesse, que fizesse uma doação de R$ 20,00 para a produção das plaquinhas.

A seguir passou-se ao item: “Situação do fornecimento de água na Ladeira da Freguesia”. Foi informado então, que a nova bomba de água, já havia sido instalada pela CEDAE, mas que, por falta de energia que a alimentasse, ainda não se encontrava em funcionamento. Foram então feitas algumas sugestões, tais como questionar a CEDAE se ela havia informado a Light sobre a instalação e se a Light havia sido paga por tal serviço.

Em seguida passou-se ao próximo item de pauta: “Assuntos jurídicos”. Discorreu-se então sobre os processos de investigação do MP sobre podas irregulares da Light e da Comlurb. Falou-se também sobre ocupação do espaço público, especificamente sobre a Praça Tedim Cerqueira. Sobre a ocupação desta praça, o Sr. Antônio informou que os políticos ainda não haviam se pronunciado.

O Sr. Juan falou então sobre a Bacia Hidrográfica e sobre o Conselho que trata disso.

Próximo item: Informes gerais: o Sr. Josias falou sobre a comissão de mobilidade. Relatou alguns problemas existentes nas calçadas da esquina da Est do Bananal com a Est dos três Rios e no estacionamento existente na esquina da Est do Bananal com a Rua Araguaia.
Apresentou a sugestão da construção de “casinhas” nos pontos de ônibus. Foi sugerido, então, que ele encaminhasse a sugestão via e-mail.
O Sr. Gilberto relatou o assalto que sofreu e que a partir do assalto, resolveu participar dos movimentos sociais e que, por isto, procurou a AMAF.
O Sr. Juan informou sobre um encontro ocorrido com a participação da AMAF e do comandante do 18º batalhão da PM.

A partir daí, foi lida uma carta escrita pela sra. Vera Baldner, gestora do Bosque da Freguesia, na qual ela discorre sobre as árvores do Bosque da Freguesia, atacadas pela “erva de passarinho” e o esforço que esta sendo feito para contratar uma empresa especializada para eliminar essa praga visto que a altura que deve ser atingida exige recursos humanos e materiais específicos .

Em seguida, sem mais a tratar, a reunião foi encerrada.

Deixe um comentário