Ata da reunião da AMAF em 24/02/2019


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 24 de fevereiro de 2019

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

 

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sra. Ana Maria Correa secretariando a mesa.

 

PRESENTES: Ana Maria Correa, Ángelo Paladini, Antonio Sérgio, Artur Moura, Ary Cruzeiro, Eliane Fonseca, Esdras Silva, Jorge da Costa Pinto, Juan Carlos Tomsic,  Marilene Dias, Marila Melo, Maurith, Milton André Fonseca, Myrian Soares, Nelson Martins Soares, Odilon Pilli,  Sidney Vallim, Verônica Beck e Zelia Pimentel Andrade.

 

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá e o atendimento aos pedidos feitos pelos moradores.
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio.
    • Projeto Vai de Bike Freguesia
    • A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de mais 186.
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Confraternização e Encerramento

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Após a apresentação, a Sra. Ana Maria leu a pauta e a continuação deu a palavra ao Sr. Juan que comentou sobre os pedidos feitos ao Administrador Regional e ao Superintendente: (Os documentos estão no site da AMAF na página: https://www.amafreguesia.org/documentos/)

Administrador Regional (Antonio Veltri)
Documento para a SEOP_ Estrada do Pau Ferro _Casa de Eventos_06112018.pdf
Documento para a Guarda Municipal sobre Estrada do Pau Ferro _Casa de Eventos_06112018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Tirol_esq_Bananal_23102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Araguaia_esq_Bananal_23102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Vagas para Idosos_ 22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_ Três_Rios e Bananal_22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_Mamoré_22102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Coberturas e Bancos nos pontos de ônibus_ 18102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Podas Irregulares_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre a Francisca Saless_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre as Grades da Gabinal_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre ocupação irregular das áreas públicas_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre estacionamento na Francisca Sales_03102018.pdf
Documento para a Região Administrativa de Jacarepaguá – Estrada Caribú_02102018.pdf

Cedae:
Doc_para_CEDAE_Tirol_720_18122018_protocolado.docx

Superintendente (Leandro Marques)

Vai_de_Bike_Freguesia_Superintendente_05122018.pdf
Documento para a Superintendência de Jacarepaguá sobre barulho Madame Surtô_02102018.pdf
SMU
Carta de encaminhamento de propostas da AMAF para a SMU_10092018.pdf

INEPAC
Documento para o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC)_13112018_

CET Rio
Doc_CET_Rio_23112018.pdf

Dos pedidos feitos o único que foi contemplado com proposta concreta é o da recuperação da ciclovia Bosque da Freguesia / Barra que segundo o Superintendente se iniciará na semana de 28/01/2019.

Os pedidos para acabar com o barulho noturno do local Madame Surtô e da casa de festas na Pau Ferro, infelizmente depois de um período de calmaria ambos locais voltaram a perturbar os moradores.

Como até a presente data os órgãos da Prefeitura que receberam os documentos encaminhados pelo Administrador Regional não atenderam aos pedidos dos moradores, a AMAF os encaminhará para o Superintendente na tentativa de resolver por esse caminho as questões levantadas e ainda sem solução.

Foi mencionado também o que aconteceu no dia 06/02 com as tempestades de vento e chuva que derrubou árvores e provocou falta de energia em muitos logradouros durante dias.

A crítica é sempre sobre a falta de responsabilidade da Light e Comlurb que deveriam efetuar um trabalho conjunto para que as podas das árvores se façam de forma regular evitando assim que os ventos derrubem árvores provocando danos nas pessoas e bens materiais.

A AMAF reclamou da Light, mas sempre pelos meios virtuais, pois contato direto com autoridades não é colocado à disposição dos moradores, como acontece com a CEDAE e outros órgão públicos.]

Sobre a questão da segurança e o assunto da intervenção na comunidade da Tirol, a AMAF entrou em contato com o Gabinete do Comandante do 18º BPM para saber como os moradores podem colaborar no sentido de evitar ações violentas e acidentais. A Secretaria do Gabinete orientou participar da próxima reunião do CCS no AMORIO2 que como é de costume se reúne na última quinta feira do mês.

Com relação à Mobilidade e a CET Rio até a presente data, a CET Rio não se manifestou com relação à necessidade de ter um encontro com os moradores para discutirmos juntos, uma solução para os graves problemas que ocorrem no bairro. No site da AMAF consta um documento com os problemas e  sugestões que o Grupo de Trabalho sobre Mobilidade conseguiu elaborar depois de meses de dedicação sobre o assunto.

Sobre o Projeto Vai de Bike Freguesia o Ary, que forma parte do Grupo de Trabalho que trata desse assunto, fez um breve relato das atividades que estão programadas para a inauguração da sede no Rio Office Mall (Ex Rioshopping) que cedeu um local onde serão centralizadas as atividades desse grupo. No mês de abril será feita a inauguração com eventos diversos que servirão para atrair o publico e divulgar o uso da bicicleta no bairro. Passeis de bicicleta estão previstos também e o pedido aos condomínios e moradores em geral para efetuarem doações de bicicletas abandonadas ou em mau estado que serão recuperadas para serem distribuídas entre pessoas de dificuldades financeiras e/ou por sorteio.

Durante a explanação do Ary, o André que também forma parte do Grupo Vai de Bike mostrou o logomarca que será usado para a confecção das camisetas. Infelizmente houve uma falta de sincronismo de informações entre o Grupo e a AMAF no sentido de descontinuar o concurso que foi iniciado no site da AMAF (https://www.amafreguesia.org/amaf-lanca-concurso-para-o-logo-do-vai-de-bike-e-camisetas-para-a-o-projeto-e-para-a-amaf/) e que algumas pessoas tinham feito propostas de logomarcas, como mencionou o morador Artur, e que não foram avisadas da decisão do Grupo. A Diretoria da AMAF e do Grupo pedem desculpas pela situação provocada.

 

O Juan informou que a CGO iniciou as obras de recuperação da ciclovia Bosque – Barra conforme foi divulgado pelo site também: https://www.amafreguesia.org/os-moradores-pediram-ha-muitos-anos-e-a-superintendencia-com-a-conservacao-estao-agora-recuperando-a-ciclovia/

Sobre o item A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas a gestora do Bosque, Sra. Vera Baldner enviou uma mensagem que foi reproduzida pelo Sr. Juan na qual informa que serão retomadas as obras de combate às ervas e que foi feita a limpeza do rio Sangrador na parte que está acompanhando o Bosque. No site será colocada uma matéria com fotos e vídeo sobre esse trabalho.

O próximo item Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas e agora mais 186 foi comentado pelo Sr. Juan que informou que já foram plantadas no nosso bairro as 180 mudas pela aplicação do Decreto 38.057/13 que obriga o Município plantar mudas em compensação à derrubada de árvores no bairro e não fora dele como vinha sendo feito antes do Decreto. Está faltando colocar as plaquinhas de identificação em algumas delas. As plaquinhas serão entregues a quem puder coloca-las. Para tal, basta entrar no site e ver na tabela quais mudas não tem placas colocadas. Mandar uma mensagem pelo Fale Conosco para combinar a retiradas das placas na farmácia Raízes e depois informar pelo Fale Conosco em quais mudas foram colocadas as plaquinhas para atualizar a tabela.

Foi iniciado o plantio das 186 mudas conforme se pode acompanhar pelo site da AMAF:

https://www.amafreguesia.org/quer-acompanhar-o-novo-projeto-do-plantio-de-186-mudas-acesse-este-post/

O próximo item da pauta a ser tratado foi sobre as Eleições para a nova Diretoria da AMAF na AGO – Assembleia Geral Ordinária de junho 2019.

O Juan comentou que, como o período do exercício dessa Diretoria e Conselho  da Amaf encerra-se em junho de 2019. Então, em cumprimento do Estatuto da Amaf foi comunicado que haverá eleição no mês de junho e a inscrição para novos membros está aberta. Se aproveitou a reunião para convidar os presentes para participarem da próxima eleição seja como candidatos e/ou como votantes. Para tal todos deverão ter no mínimo de 06 meses de associado e estar com o pagamento da anuidade em dia.

Com esse fim se perguntou aos presentes quem gostaria de participar dessa nova administração de forma tal que seria marcada uma reunião extra com os interessados para conhecer detalhes da forma de trabalho e responsabilidades.

O André levantou a questão de dar um tempo para que os interessados pudessem pensar melhor antes de marcar um encontro. Que na próxima reunião da AMAF em 31/03 os interessados se colocariam à disposição para o tal encontro com a atual Diretoria.

Nesse instante a Zelia perguntou se não seria oportuno relacionar as principais atividades que a atual Diretoria realiza para que os interessados analisassem melhor o grau de comprometimento.

De forma resumida as principais atividades são:

– manter em dia a contabilidade e controle das contribuições

– manter contatos oficiais com as autoridades e órgãos de comunicação

– secretariar as reuniões e manter os arquivos de mídia eletrônica e impressa

– manter contatos com os moradores basicamente pela mídia eletrônica (Whatsapp, e-mails, site e face book)

– participar das reuniões da Diretoria e abertas à comunidade além das que forem marcadas com as autoridades.

Nos assuntos gerais o Sr Odilon perguntou se seria possível restaurar a estatua que está no Bosque. Foi comentado que qualquer intervenção nessa obra prevê uma consulta à Gestora do Bosque e ao autor da obra. A AMF consultará à Gestora sobre esse assunto

Em seguida, sem mais a tratar, a reunião foi encerrada às 11:30 hs.

Deixe um comentário