Ata da reunião da AMAF de 30 de setembro de 2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 30 de setembro de 2018

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

 

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sra. Zelia Andrade, secretariando.

PRESENTES: Ana Maria Corrêa, Antonio Marques, Antonio Sérgio, Antonio Veltri (Administrador Regional), Ari Cruzeiro, Bárbara da Silva, Damião Peterson Atahide, Dileia dos Santos, Flávia Fernandes, Gilberto Fernandes, Guilherme Martins, Jorge da Costa Pinto, Josias Gonçalves, Juan Tomsic, Juliani, Julio César de Souza, Myriam Soares, Lucas Fernández, Roberto Fernández, Verônica Beck, Wladimir Justino (Chefe de Gabinete da RA) e Zélia Andrade.

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A comunidade organizada, a Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá.
    • Posição da Diretoria da AMAF com relação ao impacto na mudança de horário na Escola 25 De Abril.
    • Projeto Paz na Freguesia (Escola 25 de Abril)
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio.
    • A situação do Bosque da Freguesia (Ervas daninhas).
    • Proteção da área verde onde está a represa dos Ciganos (Subida da Grajaú / Jacarepaguá) com a criação de mais BOSQUE no nosso Bairro!
    • Solicitar ao MP para impedir a retificação dos Rios.
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 MUDAS.
    • A Feira Agroecológica da Freguesia.
    • Informe sobre CBH (Comitê da Bacia Hidrográfica) e CCS (Conselho Comunitário de Segurança).
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Encerramento

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Após a apresentação, o Sr. Juan leu a pauta cuja ordem foi alterada devido à necessidade da Advogada e Diretora da AMAF, Veronica Beck, ter que se ausentar antes do término da reunião e ter que apresentar a proposta da Proteção da área verde junto ao PNT e sobre a MP para impedir a retificação dos rios.

Foi assim que a Advogada relatou a oportunidade de solicitarmos, através de abaixo-assinado junto ao Poder Público, a criação de um Parque Florestal de Jacarepaguá de Proteção Permanente cujo cabeçalho seria:

“Por que o Grajaú tem um Parque Florestal e Jacarepaguá não, se a floresta é a mesma?

Por que o Grajaú tem um Parque Florestal e Jacarepaguá não, se a floresta é a mesma?

A exemplo da Reserva Florestal do Grajaú, criada pelo Decreto Estadual nº 1921/1978, atendendo a uma reivindicação dos moradores do bairro e da Sociedade dos Amigos da Reserva do Grajaú, a AMAF começou a campanha do abaixo-assinado para proteger melhor a nossa flora e fauna (tão devastados pela expansão urbana) e solicitar que a floresta que acompanha a Av. Menezes Cortes (Estrada Grajaú – JPA), do lado de Jacarepaguá, (área arborizada à esquerda da linha vermelha do mapa, e fora dos limites da APA dos Pretos Forros) seja também transformada num Parque Florestal de preservação permanente aberto à visitação de toda a população.

Obs.: A área à direita da linha vermelha do mapa é o Parque Nacional da Tijuca.

A natureza e a população merecem e precisam essa proteção!

Esse texto foi lido e mostrado o mapa da área que moradores estariam reivindicando para a criação do Parque.

Falou, também, sobre os prejuízos causados pela retificação dos rios, na forma que vêm acontecendo e que a Amaf irá solicitar ao MP o impedimento da retificação dos rios.

Aproveitou para informar que algumas pessoas estão envenenando árvores injetando líquidos e para que isso seja combatido apresentou um aviso numa folha A4 onde está escrita a Lei que penaliza o infrator que causar morte intencional de árvores.

Devem ser furados e cordões colocados para serem amarrados nos troncos das árvores. Esse aviso deverá ser plastificado e com cerca de 2 cm do plástico na parte superior para aí serem feitos os furos, assim evitando que a chuva molhe o papel.

Com relação aos originais do abaixo-assinado e do aviso sobre a morte de árvores encontram-se na Gráfica Cópia Model, na Av. Geremário Dantas, 1454, para serem impressos pelo morador que quiser colaborar.

Juan informou para que os abaixo-assinados preenchidos sejam entregues na Farmácia Raízes que fica na Estr. de Jacarepaguá, 7912 – Loja B, no Largo da Freguesia.

O próximo item tratado na reunião foi sobre a relação com a Superintendência e o Administrador Regional.

Juan citou que fez o convite para essa reunião ao Administrador Regional e ao Superintendente de Jacarepaguá e que provavelmente o novo Administrador compareceria para conhecer os moradores e se apresentar.

Sobre o segundo item da pauta: Posição da Diretoria da AMAF com relação ao impacto na mudança de horário na Escola 25 De Abril foi lembrado na reunião que a Coordenação Pedagógica, Prof.ª Olivia, solicitou o apoio da Diretoria da Amaf com relação à mudança de horário, de dois turnos para turno integral.
Essa escola tem cerca de 1200 alunos. Para onde iriam os 600 alunos, caso seja instalado o turno único?
A Diretoria da Amaf, face ao impacto que a transferência de 600 alunos certamente vai provocar nos alunos e famílias, entende que essa decisão da Diretoria da Escola deve ser avaliada com os pais e alunos que serão atingidos por essa decisão e que a AMAF não tem como avaliar esse impacto. O eventual impacto na vizinhança, que foi um dos motivos que a Prof.ª Olivia mencionou na reunião de agosto, a Diretoria da AMAF também entende que não deve ser a questão mais importante a ser considerada na decisão. É importante salientar que muitos alunos são de bairros carentes (Cidade de Deus, Gardênia, Rio das Pedras, Quintanilha) e que ao serem transferidos poderão sofrer as consequências próprias desses locais.

Ainda sobre a Escola 25 de Abril, Zelia fez um resumo sobre o Projeto Paz na Freguesia, que está sendo construído pelos associados Dra. Myrian, pelo Psicólogo Guilherme e por ela. Esse projeto nasceu da situação dos jovens que vivem em vulnerabilidade social na Freguesia e adjacências e que, a princípio, estudam em escolas do bairro.

Myrian trouxe seus conhecimentos adquiridos na Unipaz (Universidade da Paz) sobre Paz nas Escolas. A partir de fevereiro desse ano iniciou encontros com Zelia. A primeira reunião na Escola 25 de Abril com a Coordenadora Pedagógica Olivia Samara ocorreu em 09 de agosto e já com a presença de Gilberto. A previsão inicial seria ainda esse ano promover, no mínimo, oito atividades. Myrian fez uma atividade com os professores e Gilberto com estudantes. A Professora Olivia solicitou que esse projeto fosse transferido para o ano de 2019 por motivos internos relativos aos processos pedagógicos desse último trimestre do ano de 2018.

Sobre a Mobilidade na Freguesia, Jorge informou que está sendo estudada, analisada e avaliada por um Grupo de Trabalho que vem se reunindo as segundas-feiras, agora quinzenalmente e que está em fase de acabamento. Desse GT, estavam presentes Jorge e Ary.  Jorge, também, informou que a CET- Rio, em 2013, apresentou algumas ideias sobre a mobilidade na Freguesia. E, falou sobre o projeto “Vai de Bike Freguesia” de Fabio Vaz. A expectativa é ter o documento para ser entregue à CET Rio após a reunião aberta da AMAF em outubro quando o GT apresentaria aos moradores o trabalho feito.

O morador Roberto colocou uma questão de mobilidade relacionada aos ônibus na Rua Comandante Rubens Silva.

 

Devido à importância das Eleições em 7 de outubro e por solicitação da Diretoria da Amaf, a Dra. Myrian leu o Manifesto da Amaf sobre o momento político, no sentido de tomarmos posições políticas conscientes. Juan falou sobre o voto consciente, voto em legendas, o que quer dizer 10% do Quociente Eleitoral, etc. recomendando acessar o site da AMAF para entender melhor as novas regras eleitorais.

Sobre a pauta “Ervas Daninhas no Bosque da Freguesia”, foi anotada a ausência justificada, por questões familiares, da gestora do Bosque a Sra. Vera Baldner. Juan discorreu sobre os prejuízos causados as árvores pelas ervas de passarinhos, dentre outras parasitas que se encontram fazendo parte da flora do Bosque da Freguesia. Jorge falou que essas ervas encontram-se em muitos lugares e inclusive na Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Sobre a pauta da parceria da FPJ com a Amaf para o plantio das 180 mudas, foi comunicado o plantio de 103 mudas, até o momento. Dessas, 52 estão com as placas que as identificam nesse projeto de replantio.

Ary que coordena o Whatsapp Amaf-Natureza, nas ações do plantio e manutenção das mudas, relatou sobre a participação e novos convites aos padrinhos e madrinhas nos mutirões para plantios, colocação de placas e aguar as mudas. O número de participantes é de cerca de 70 pessoas, sendo necessária a participação de mais pessoas para pelo menos atingir a cota das 103 mudas já plantadas.

Roberto propôs que Condomínios e Colégios possam apadrinhar o Amaf-Natureza.

Essa proposta foi considerada importante para ser adotada na próxima etapa desse projeto. Foi citado o Projeto da Arborização da Estrada dos Três Rios, da moradora Alice Gianinni .e também do grupo Revive Jacarepaguá.

Sobre a Feira Agroecológica da Freguesia, alguns moradores falaram sobre custo e benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e a natureza. Foi, novamente, chamada a atenção para o numero pequeno de consumidores. Os moradores não têm prestigiado essa iniciativa importante, fruto da demanda de moradores representados pela Amaf junto a Prefeitura.

A feira faz parte do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas. São cerca de 16 dessas feiras, somente em 16 bairros, num universo de 160 bairros e sub-bairros da nossa cidade. Há necessidade de maior divulgação e, nesse contexto, Jorge falou sobre a faixa que a Amaf está providenciando para colaborar com essa divulgação e as dificuldades que ocorreram para que ainda não estivesse pronta. Também, citou a falta de ponto de luz, já há muito solicitada e sem resposta do poder público, enquanto o mercado ambulante usa pontos de luz, no Largo da Freguesia, que fica próximo a nossa Feira Agroecológica.

 

A pauta foi mudada pela chegada do novo Administrador Regional de Jacarepaguá  Antonio Veltri e seu Chefe de Gabinete, Wladimyr Justino, porque alegaram que ficariam  poucos minutos na reunião devido a outros compromissos. Juan agradeceu a presença e entregou um documento com as reivindicações dos moradores do bairro, solicitadas há muitas gestões municipais anteriores.

Não houve informações sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica e nem sobre o Conselho Comunitário de Segurança.

Sobre a Divulgação da AMAF, o Ary sugeriu a criação da “Carteira de Associado da Amaf“ com vários objetivos: o principal seria aumentar o número de sócios; envolver os comerciantes com descontos para os sócios, onde haveria cartazes da Amaf – tipo Aqui Tem Amaf.  Essa iniciativa poderia trazer mais qualidade de vida ao bairro, com os moradores comprando no seu bairro e, assim, contribuindo para fortalecer o comércio e empregos locais. Também sugeriu que a Amaf aumente a sua participação em Eventos Sociais, como o mês de aniversário de Jpa que é Setembro, na Lona Cultural, no Rio Shopping.

Guilherme colocou que uma contrapartida para o comerciante seria anunciar seu comércio no Site da Amaf, numa coluna “Amigos da Freguesia”.

Juan colocou que terá que ser criado um Grupo de Trabalho para concretizar essas propostas e propôs os nomes de Jorge, Ary e outro morador associado que tenha interesse.

Nos Assuntos Gerias, a palavra foi dada aos moradores que trouxeram novas demandas.

Diléia, moradora presente pela primeira vez, relatou que observa a deterioração da Freguesia ao longo dos anos, em especial, a morte dos rios seja pela cimentação no entorno ou por terem se tornado esgotos. Cita o governo Eduardo Paes como um dos responsáveis. Também, cita a falta de Cinemas no bairro.

Roberto, síndico de um Condomínio na Est. 3 Rios, trás a situação grave para a saúde dos moradores que moram ao lado do Restaurante Madame Surtô devido ao elevado volume do som e em horário que se estende até 4h da manhã, todos os dias da semana.

Juan relatou sobre um fato similar que ocorria na Estrada do Pau Ferro e que teve uma solução através da intervenção da Administração Regional e outros órgãos da Prefeitura e BPM após reclamação feita pelos moradores via abaixo-assinado apoiado pela AMAF (Carimbo da AMAF aplicado em cada folha do abaixo-assinado). O Roberto apresentou uma cópia do abaixo-assinado a ser entregue na Superintendência de Jacarepaguá e face à aceitação pela Diretoria do texto redigido no referido documento, a AMAF o apoiará também.

Júlio e Damião, moradores do Conjunto Residencial Independência vieram comunicar que um grupo de moradores coordenado pelo “Amigos da Zoroastro” estará no dia 12 de outubro realizando uma Festa para cerca de 300 crianças na Rua Zoroastro Pamplona. É uma festa tradicional que já acontece há algum tempo e não têm ligação com partidos políticos.

A Diretoria da AMAF entregou um ofício para ser apresentado às autoridades e poder liberar a área pública (Trecho da Zoroastro Pamplona) pela CET Rio, para a realização do evento.

Josias pontuou que o projeto Vai de Bike Freguesia é muito bom e o GT da Mobilidade já está tratando desse assunto.

A reunião foi encerrada as 11: 30h.

Deixe um comentário