Ata da reunião da AMAF de 28 de janeiro de 2018. Saiba o que foi tratado e decidido nessa reunião.


Segue a ata da reunião da AMAF na sede do Bosque no dia 28/01/2018.

Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 28 de janeiro de 2018

Horário: 9:30 hs às 12:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

Pauta da reunião

– Apresentação dos presentes

– Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá. Reunião com o Flávio Caland.

– Rua Francisca Sales

– Obra na Estrada do Capenha: Desmatamento na calçada, Medidas Compensatórias e Abaixo-assinado.

– Intervenção da subprefeitura nas Praças do bairro e discussão sobre o contato que o dono do quiosque instalado na praça Tedim Cerqueira fez com a AMAF

– FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água (participação da AMAF)

– Os abaixo-assinados da Francisca Sales e dos cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremário Dantas (Projeto da Cet Rio “Desatando os nós”)

– Segurança: Ausência da Guarda Municipal no bairro.

– Arborização da Estrada dos Três Rios.

– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios

– A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

– Assuntos jurídicos

– Informes do Conselho Regional da FAMRIO, Conselho distrital de Saúde da AP4, Conselho Comunitário de Segurança de JPA

– Assuntos gerais

– Encerramento

 

  • Início e apresentação dos presentes

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores e amigos presentes: Ana Lucia da Silva Amaro, Antonio Marques, Antonio Sérgio, Artur Moura, Christianne Guimarães de Almeida, Fátima Ibriks, Francisco de Assis dos Santos, Guilherme Martins, Hélio Fagundes, Jorge da Costa Pinto, Josias Gonçalves, Juan Carlos Tomsic, Luciana Lebeis P. Torres, Myrian Marino, Sidney Vallim e Zelia Andrade.

 

  • Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá. Reunião com o Flávio Caland.

O Superintendente Flavio Caland convidou à Diretoria da AMAF para um encontro no dia 15/01/2018, mas o desmarcou para o dia 16/01/2018. Os representantes da Diretoria, Zélia Andrade, Jorge da Costa Pinto e Juan Carlos Tomsic além dos associados Antonio Marques e Antonio Sergio Gomes compareceram no local (Superintendência de Jacarepaguá no Rioshopping) na hora marcada, porem por motivos de urgência o Sr. Caland não pode receber a AMAF.

A pesar de não ter acontecido a reunião, foi entregue e protocolado um documento com as principais reivindicações dos moradores.

Uma nova tentativa de encontro surgiu da Superintendência, mas a Diretoria da AMAF decidiu face às dificuldades de arrumar data e hora, convidar o Sr. Flávio Caland para participar da reunião no dia 20/01. Infelizmente ele não compareceu.

Continuamos aguardando uma resposta formal aos três ofícios entregues em 29/11/2017

que tratavam:

– das Enchentes na Rua Francisca Sales

– dos Problemas de MOBILIDADE na Freguesia com ênfase nos cruzamentos mais perigosos que são os da Três Rios com Bananal e o da Geremário Dantas com Mamoré.

– da Intervenção nas praças públicas do bairro.

Infelizmente e apesar de ter prometido que no dia 04/12 responderia sobre a intervenção nas praças, nada aconteceu até a data desta reunião.

– Rua Francisca Sales

Com relação ao problema das enchentes na Francisca Sales, o Superintendente comunicou que a Rio Águas compareceria no local das enchentes para avaliar a situação.

Efetivamente compareceu no dia 16/01/2018 e o relatório recomenda a “limpeza recorrente” das galerias o que é questionado pelos moradores, pois já foi feito esse serviço e nada melhorou de forma permanente.

Como resultado dessa visita e recomendação, os moradores elaboraram mais um documento que será endossado pela AMAF para ser encaminhado às autoridades competentes (Rio Águas e Conservação) para insistir numa reunião com os técnicos das duas áreas.

O Sr. Antonio Marques lembrou que fez reclamações ao 1746 sobre a nuvem de mosquitos que há no local das enchentes devido á água empossada nos bueiros depois das chuvas. Nada aconteceu depois dessa reclamação inclusive feita à Ouvidoria do 1746.

– Obra na Estrada do Capenha: Desmatamento na calçada, Medidas Compensatórias e Abaixo-assinado.

Foi feito um relato do ocorrido nesse local (Estrada do Capenha 900) onde foram removidas 103 árvores e pela Medida Compensatória deveriam ser plantadas 900 mudas.

Um abaixo-assinado foi lançado para que essa Medida Compensatória seja totalmente aplicada no bairro por causa do enorme prejuízo que teve a Freguesia nos últimos anos com relação ao meio ambiente. Até o momento da reunião, 518 assinaturas foram colhidas. O objetivo é conseguir pelo menos 1.000.

Outro assunto muito importante é sobre a remoção das árvores da calçada para os quais não houve nenhuma autorização.

Cabe fazer a denúncia correspondente.

 

– Intervenção da subprefeitura nas Praças do bairro e discussão sobre o contato que o dono do quiosque instalado na praça Tedim Cerqueira fez com a AMAF

Sobre este assunto e a pesar de ter sido convidado o dono do quiosque, Sr. Durans para esclarecer o motivo da sua chamada telefônica à Diretoria da AMAF, pois se sentia prejudicado pela campanha da associação contra o uso da Praça Tedim Cerqueira para fins comerciais, ele nem o Superintendente que o autorizou, compareceram. O convite foi feito entregando-o no próprio local na praça.

Por unanimidade dos presentes na reunião da AMAF, a associação entrará na Justiça (Ministério Público) pedindo informações sobre esse tipo de intervenção em praças públicas.

– FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água (participação da AMAF)

Foi decidido na reunião que a AMAF cadastrará no FAMA um dos seus membros, Jorge da Costa Pinto, para participar dos conselhos das bacias hidrográficas do Rio de Janeiro. No nosso caso é a bacia da Baixada de Jacarepaguá.

Na ocasião o Hélio perguntou se a AMAF era contra ou não a privatização da CEDAE e a resposta foi que a AMAF não discutiu essa questão, mas é importante dizer que se for privatizada um bem público como é a água passaria a ser do domínio particular e isso deve ser muito bem discutido, pois se trata não somente de privatizar a distribuição como a fonte desse bem indispensável.

Também foi mencionado que já houve experiências de privatizações que não deram certo como a de Paris (França) e de Buenos Aires (Argentina) que voltaram para o poder público.

A questão mais importante é colocar pessoas comprometidas com o serviço público e não com partidos políticos além de realizar uma verdadeira fiscalização da qualidade da gestão, coisa que hoje não existe em qualquer nível do Governo.

– Os abaixo-assinados da Francisca Sales e dos cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremário Dantas (Projeto da Cet-Rio “Desatando os nós”)

Continuam os abaixo-assinados para obter o apoio dos moradores e amigos da Freguesia no intuito de reforçar as lutas para acabar com as enchentes na Francisca Sales e poder dialogar com a CET-Rio sobre a mobilidade no bairro. Precisamos divulgar ainda mais para aumentar o número de assinantes.

A AMAF vai preparar um documento para ser entregue à Diretora Presidente da CET-Rio, pois até hoje o Superintendente não respondeu o pedido dos moradores.

Com relação à Francisca Sales os Sr. Francisco e Hélio fizeram depoimentos sobre os problemas técnicos que podem estar provocando as enchentes e ratificando que a limpeza recorrente não resolverá o problema.

O Sr. Hélio mencionou também um problema com relação à permissão de estacionar os carros na rua impedindo a passagem de dois carros em sentidos opostos.

A AMAF lembrou que fez uma sugestão de aproveitar as calçadas largas para criar espaços de estacionamento no sentido da rua sem interferir nas árvores e postes.

Só na Tirol foi iniciado esse projeto e em alguns prédios que por iniciativa deles o fizeram como na Araguaia esquina Geminiano Goês e no colégio Santa Monica.

– Segurança: Ausência da Guarda Municipal no bairro.

Mais uma vez foi questionada a ausência da Guarda Municipal no bairro. Mais uma vez o Superintendente não se pronunciou com relação a esta reivindicação.

Foi lembrado que existe um número de Whatsapp para ser usado quando há suspeitas de alguma situação de perigo ou constatação de algum ato que justifique ser do conhecimento da Policia Militar. No site da AMAF existe esse número.

– Arborização da Estrada dos Três Rios.

A luta pela preservação das árvores e o replantio das que foram danificadas pelas pessoas continua sempre ativa como foi o caso da árvore morta na calçada da Farmácia Venâncio.

– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios

A AMAF lançou a campanha para divulgar a sua missão nos condomínios e foi lembrada a necessidade dos moradores de comunicar seus síndicos sobre o interesse da AMAF em comparecer às reuniões e em 10 minutos falar um pouco da história e lutas presentes.

Como parte dessa campanha de divulgação, foi colocada no site detalhes sobre a vontade de criar um novo modelo de camiseta.

Foi lembrada a existência do panfleto que está no site para ser impresso e distribuído nas caixas de correio dos moradores dos prédios e casas dos nossos condomínios.

Outra importante sugestão é colocar uma mesinha aos sábados em locais tais como na Passarela de Jacarepaguá como era feito antigamente, para divulgar ainda mais a AMAF e suas lutas.

A proposta é deixar passar o mês de fevereiro por causa do Carnaval e montar um esquema de revezamento para ficar das 9:00 hs até às 13:00 hs.

  • A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

Foi lembrado que a AMAF continua com seu site e a necessidade de conseguir anunciantes para manter o seu domínio (www.amafreguesia.org) e a hospedagem na Hostgator.

A colaboração dos que desejam efetuar a publicidade é de R$ 100,00 pelo período de 12 meses.

No intuito de divulgar ainda mais a AMAF foi lançado no site o concurso para confeccionar a nova camiseta da AMAF.

  • Assuntos jurídicos

Não houve novidades sobre os processos em andamento. Informações sobre os processos podem ser obtidas no site.

  • Informes sobre a FAMRIO

Sendo redigido.

  • Assuntos gerais
    • Os moradores da Rua Ladeira da Freguesia compareceram à reunião para solicitar o apoio da AMAF na luta que estão tendo para resolver o problema de desabastecimento de água nas residências desde 2016. Segundo relatos dos moradores existe um controle manual que provoca o desvio do fornecimento de água e pelo fato de ser manual, às vezes ficam dias sem o fornecimento de água.

Os moradores prepararam um texto para ser a base do documento que a AMAF endossará e o entregará na CEDAE para marcar uma reunião com o Gerente Regional Eng° Marcos Tadeu.

  • O Josias lembrou mais uma vez o problema do cruzamento Rua Tirol com a Bananal que, devido à forma como foi implantado o sinal e faixas, vários acidentes já aconteceram.

Esse assunto será incluído entre os assuntos da reunião que a AMAF está solicitando à CET-Rio através de um documento que será entregue à Diretora Presidente desse órgão do Governo Municipal. Um último assunto colocado pelo Josias foi sobre o grupo de corredores (Vermelho) que prometeram participar da reunião para ter o apoio da AMAF na campanha para melhorar as calçadas e espaços para os corredores. Infelizmente ninguém do grupo compareceu.

Encerramento. Não havendo outros

Segue em formato PDF: Amaf_ata_reunião_28012018

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF. 
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF e/ou ler mais sobre o mesmo assunto basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

Deixe um comentário