Ata da reunião da AMAF de 26/11/2017.


Segue a ata da reunião da AMAF na sede do Bosque no dia 26/11/2017.

Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 26 de novembro de 2017

Horário: 9:00 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

  • Pauta da reunião

– Apresentação dos presentes

– Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá

– Segurança no Bosque

– Cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremário Dantas

– Apoio ao Grupo SOS Hospital Federal Cardoso Fontes / Doação de sangue

– Reflorestamento na área próxima da Tirol a ser feito pela Prefeitura

– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios

– A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

– Assuntos jurídicos

– Informes sobre a FAMRIO

– Assuntos gerais

– Encerramento

  • Início e apresentação dos presentes

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores e amigos presentes: Ana Maria Correa, Ângelo Paladini, Antonio Marques, Antonio Sérgio, Josias Gonçalves, Juan, Robson Campos Leite, Rodrigo Seco, Ronaldo Oliveira e Zelia Andrade.

  • Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá

Juan comentou que nos 11 meses da Gestão do Superintendente Flávio Caland não houve oportunidade de concretizar uma reunião para tratar dos diversos assuntos que foram relacionados no primeiro encontro que a AMAF teve com ele em março desde ano 2017 e documentados nos documentos que tinham sido entregues ao Prefeito Eduardo Paes e ao Subprefeito Alex Costa.

Os presentes sugeriram que a AMAF deveria elaborar ofícios para após entrega e protocolados serviriam para cobrar das instancias superiores do Governo Municipal mostrar a falta de respostas às reivindicações da sociedade organizada.

– Segurança no Bosque                                

Segundo informações da Gestora do Bosque houve mudanças nas escalas dos Guardas e rondas com bicicletas que colaboraram para que não acontecesse nenhum assalto no interior do nosso Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia. Continuam sendo autorizadas as festas, mas não na sede do Bosque e sim nas áreas livres do Parque. Para isso é necessário entrar em contato com a Gestora, Sra. Vera Baldner, e solicitar a autorização.

– Cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremário Dantas

O morador do bairro e do condomínio localizado na Bananal, Ronaldo, mais uma vez colocou a questão das buzinas que afligem os moradores e pessoal que trabalha na região, por causa da enorme fila que se faz na faixa da esquerda (direção Linha Amarela e Freguesia) e os carros parados na faixa do meio tentando entrar na da esquerda provocando retenção dos veículos que pretendem ir para a serra.

Foi discutida amplamente e mais uma vez, levantadas as questões:

– do sincronismo dos sinais na Bananal,

– a mudança no sentido da Bananal no trecho Três Rios / Araguaia

– colocação de faixas alertando os motoristas para a nova mudança feita no cruzamento (ação educativa)

– convocar uma reunião com a CET Rio para saber o que pretende fazer sobre a mobilidade no bairro depois de ter apresentado em 2013 uma proposta sobre o assunto e em 2016 o Alex Costa ter mencionado o projeto “Desatando nós” que nunca foi implementado.

A AMAF enviará um ofício ao Superintendente sobre essa questão.

– Apoio ao Grupo SOS Hospital Federal Cardoso Fontes / Doação de sangue

Não houve novas informações, foi somente comentado, para os que não sabiam do movimento SOS que a AMAF o apoia e inclusive elaborou um documento que foi anexado ao processo que o SOS ingressou no MPF.

– Reflorestamento na área próxima da Tirol a ser feito pela Prefeitura

A AMAF teve encontro com o Setor de Reflorestamento da Prefeitura para agilizar o processo de reflorestamento da rua Timboaçu.

Sobre o assunto do reflorestamento, o Juan mencionou que perto da casa dele, na Estrada do Quitite, a Prefeitura está reflorestando a Estrada do Sertão e o responsável se ofereceu a coordenar uma visita para quem desejar conhecer esse projeto no local.

– Campanha da AMAF para divulgar sua missão nos condomínios

A AMAF lançou a campanha para divulgar a sua missão nos condomínios e foi lembrada a necessidade dos moradores de comunicar seus síndicos sobre o interesse da AMAF em comparecer às reuniões e em 10 minutos falar um pouco da história e lutas presentes.

Como parte dessa campanha de divulgação, foi colocada no site detalhes sobre a vontade de criar um novo modelo de camiseta.

O Josias lembrou a necessidade de criar panfletos para colocar nas caixas de correio dos moradores.

  • A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

Foi lembrado que a AMAF continua com seu site e a necessidade de conseguir anunciantes para manter o seu domínio (amafreguesia.org) e a hospedagem na Hostgator.

Com relação às finanças somente no mês de novembro a Diretoria conseguiu registrar a Ata para regularizar sua situação como PJ e junto ao Banco Bradesco onde tem a sua conta.

  • Assuntos jurídicos

Não houve novidades sobre os processos em andamento. Informações sobre os processos podem ser obtidas no site.

  • Informes sobre a FAMRIO

Não houve novos informes

  • Assuntos gerais
    • Nos assuntos gerais o morador da Estrada do Gabinal, Sr. Ângelo presenciou a retirada do balanço que estava na praça, logo na saída do Rioshopping, e ter sido jogada a estrutura do outro lado da grade entre a praça e o Rio Sangradouro. O que mais o surpreendeu foi o fato de ter acontecido durante a madrugada (“na calada da noite”).
      Como consequência dessa reclamação, a AMAF ficou de enviar um ofício para o Superintendente pedindo informações sobre o fato tão inédito.
    • O Ângelo manifestou também que fez reclamação ao 1746 sobre a prática do Paint Ball nos fundos do seu condômino e que os objetos (balas) desses artefatos caem dentro do terreno podendo provocar acidentes.
    • Outro problema levantado por outro morador foi sobre o estado das calçadas no bairro que podem provocar como, aliás, já provocaram acidentes até sérios, pela falta de manutenção que é obrigação dos moradores. A AMAF já divulgou um post no site sobre esse assunto:

 https://www.amafreguesia.org/calcadas-do-nosso-bairro/

Foi sugerido que os grupos que praticam corridas nas ruas e calçadas do bairro fossem contatadas para fazer a reclamação pelo 1746 e envia-la junto com o nº do protocolo para a AMAF divulgar e aumentar a força da reivindicação.

  • Mais uma vez os moradores da Francisca Sales reclamaram da omissão das autoridades para limpar em caráter de urgência as galerias pluviais da rua, para evitar que as chuvas provoquem as já conhecidas enchentes. Ao mesmo tempo estão cobrando a solução definitiva que coloque a área de conservação da Prefeitura em contato com a área de planejamento da Rio Águas e assim poder avaliar em conjunto a obra que deverá ser realizada para uma solução definitiva.

A AMAF enviará um Ofício ao Superintendente solicitando uma reunião da Rio Águas com o departamento de Conservação e os moradores para esclarecer de vez a questão do projeto executado e  planejar as novas obras  para resolver de vez o problema.

  • Não havendo outros assuntos para tratar a reunião foi encerrada às 11:30 hs.

Segue no formato PDF: Amaf_ata_reunião_26112017

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF. 
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF e/ou ler mais sobre o mesmo assunto basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

Deixe um comentário