Ata da reunião da AMAF de 25/11/2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 25 de novembro de 2018

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sra. Zelia Andrade secretariando a mesa.

PRESENTES: André Fonseca, Antônio Sérgio, Diléia, Eliane Fonseca, Gilberto Fernandes, Genecy Serra, Guilherme Martins, Jorge Costa Pinto, Juan Tomsic, Mauriti, Myriam Soares, Paulo Roberto Juliani, Vera Baldner, Verônica Beck.

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A comunidade organizada, a Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá.
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio.
    • A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas.
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 MUDAS.
    • A Feira Agroecológica da Freguesia.
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Encerramento

 

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores. A seguir vieram os Informes Sobre a Freguesia com Juan relatando as gestões que a Amaf tem feito junto ao Superintendente de Jacarepaguá, Leandro Marques e ao Administrador Regional Antonio Veltri.

Vários documentos já foram encaminhados com as demandas dos moradores do bairro e não há respostas para a maioria delas.

Sobre o cruzamento da Estrada do Bananal com a Estrada dos Três Rios a Cet-Rio tomou providências, mas ainda é necessário aperfeiçoar a sincronização dos sinais. Estamos atentos a essa situação que tem causado acidentes graves.

Sobre as Barracas de Camelôs, destacou que não somos contra a esse mercado de trabalho, mas que o processo de escolha e instalação deveria ser transparente. Também seria necessário pesquisar os tipos de produtos a serem vendidos para não haver concorrência com o comércio local.

O Superintendente havia assegurado que regularizaria a situação do comércio das barracas em setembro desse ano. E, que os deficientes físicos e ex-presidiários seriam priorizados. Isso não aconteceu.

O morador Maurith informou que o cadastramento está previsto para 2018 para começar as ações em 2109.

Sobre a pauta da Mobilidade e Vai de Bike Freguesia, Jorge fez uma explanação breve dando relevância a alguns aspectos. O principal foi o documento que o GT Mobilidade preparou para encaminhar a Cet- Rio com cópia para 06 órgãos técnicos (Coordenadoria Técnica Regional de Tráfego; Diretoria de Engenharia de Tráfego; Gerência de Planejamento; Coordenadoria Técnica de Monitoramento de Tráfego; Núcleo de Programação Semafórica e Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Relacionamento com o Cidadão).

O morador Antonio Sérgio Soares se ofereceu para entregar os documentos, como tem feito regularmente.

O morador André colocou que os prédios comerciais também somam no quantitativo de unidades prediais novas e no aumento dos problemas de mobilidade no bairro. Também, ofereceu salas para 10 e 30 pessoas no Edifício Max (esquina da Est. Bananal com Est. Três Rios) caso a Amaf necessite para suas reuniões.

Jorge divulgou um folheto do projeto Vai de Bike Freguesia (seu mentor Fábio Vaz não pode estar presente, mas fez a apresentação desse projeto na reunião passada). Uma conta no Face book será criada e um Grupo no Whatsapp foi criado e para participar basta clicar no link
https://chat.whatsapp.com/JOiAq1tDjIPHIQVEMrI3IL
para ser adicionado.

Vai de Bike Freguesia será lançado em 08/12/2018 na Passarela da Freguesia e também um Abaixo-assinado em apoio ao projeto e aos seus benefícios, seja de mobilidade, para a saúde, etc.

Esse será enviado ao Superintendente de Jpa. Serão impressos folhetos, com custo orçado em 280 reais, para divulgação e também via online para as redes sociais. Também estão previstas parcerias privadas para o apoio ao Projeto (Banco Itaú, Acija, Senai, etc.). Juan informou que a AMAF encaminhou documento ao Superintendente sobre a recuperação da ciclovia Bosque / Barra, aumento da segurança no trecho perto na loja Etna e construção de ciclovia entre o Bosque e o Largo da Freguesia.

Sobre o Bosque da Freguesia, a Gestora do Bosque Sra. Vera Baldner informou que recebeu um telefonema da Assessoria de Imprensa da SECONSERMA sobre uma denúncia, feita à Band News por um denunciante desconhecido pela Gestão do Bosque, referente:

– aos equipamentos para crianças e idosos estarem danificados (esclareceu que quando um equipamento é danificado é logo interditado e que estão em manutenção constante),

– sobre as péssimas condições do muro de alvenaria cujas fotos foram mostradas e não pertence ao Bosque, já que o cercamento é todo feito com grades.

– sobre a Sede do Bosque estar sempre fechada não procede, pois contamos com uma equipe de no mínimo 5 pessoas exceto aos domingos.

Como nenhuma das denúncias procediam, essa matéria não foi divulgada pela Band News.

Informou que através de “medidas compensatórias” a Empresa Árvore foi contratada pela Prefeitura para dar suporte aos Parques. Ainda, com verbas das medidas compensatórias a 1ª Parte do Projeto da Retirada de Ervas de Passarinho foi concluído. A 2ª Parte será negociada logo. Foi realizado plantio de árvores nativas nos locais onde as lianas e seus tubérculos foram retirados.

Para finalizar informou que recebe adolescentes cumprindo medidas socioeducativas que são encaminhados pela 7ª Coordenadoria Regional de Educação.

A seguir a Advogada Veronica Beck, membro da Diretoria da Amaf, apresentou o andamento dos processos que tramitam no Ministério Público Estadual e Federal. Com relação ao Parque Florestal de Jacarepaguá foi entregue documento ao INEPAC mencionando o Abaixo-assinado.

Jorge que é o tesoureiro da Amaf fez uma leitura rápida da situação financeira da Amaf e ficou de acertar alguns equívocos para posterior compartilhamento. Também trouxe para a reunião os recibos impressos para associados novos.

Juan comunicou que faltam plantar 17 mudas do total de 180 árvores (pauta de reuniões anteriores). Mas, que falta colocar 57 plaquinhas para as identificar O valor de cada haste onde as plaquinhas são coladas é de 20 reais. Novas contribuições são necessárias.

Sobre a Feira Agroecológica da Freguesia, foi falado sobre a divulgação insuficiente e essa ser de responsabilidade dos produtores. Também sobre os certificados de produção orgânica o Juan mencionou que ainda não foram apresentados por todos os feirantes para serem divulgados no Site da Amaf.

A seguir e no intuito de divulgar o trabalho da Dra. Veronica Beck Mostrou, mostrou o livro que acabou de ser publicado e cujo Título é “Direito da Regularização Fundiária Urbana” que possui um capítulo escrito por Verônica sobre “Iniciativas urbano-sustentáveis no Rio de Janeiro: a experiência da horta carioca do Jardim Anil”.

Nos assuntos gerias, o morador Juliani comunicou que houve uma visita à Granja da Rica, pela Cedae e Polícia Civil. Foram detectados contaminantes nas amostras de água do poço artesiano examinadas pelo Laboratório da Cedae.

Zelia informou que o Projeto Paz na Freguesia recebeu hoje mais 03 parceiros. Que esse projeto não é da Amaf, mas conta com o apoio da Diretoria.

A reunião foi finalizada as 11: 30h com a divulgação do convite para a última reunião do ano de 2018 a ser realizada em 16 de dezembro, das 9 – 11: 30h. E, com Jorge propondo uma confraternização com lanche solidário, com cada um trazendo a sua contribuição com alimentos e sucos.

 

Deixe um comentário