Ata da reunião da AMAF de 21/10/2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 21 de outubro de 2018

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

 

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sr. Guilherme Martins, secretariando a mesa, em substituição à Sra. Zélia Andrade, secretária;

PRESENTES: Alberto, Ana, Annelise, Antônio, Antônio Marques, Ari, Artur, Carlos Alberto Estela Salustio, Diléia, Fábio Vaz, Gilberto Fernandes, Guilherme Martins, Jorge Costa Pinto, Josias, Juan Tomsic, Mauriti, Míriam, Myriam Soares, Odilon Pilli, Paulo Roberto Juliani, Sérgio, Sheila, Verônica Beck, Vítor, Zélia.

 

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A comunidade organizada, a Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá. A AMAF entregou 8 (oito) documentos ao Administrador Regional com as reivindicações dos moradores.
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio. Apresentação em Power Point do resultado do trabalho do Grupo de Mobilidade e do projeto Vai de Bike Freguesia.
    • A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas.
    • Abaixo-assinado pela criação do Parque Florestal de Jacarepaguá.
    • Situação da MP para impedir a retificação dos Rios.
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 MUDAS.
    • A Feira Agroecológica da Freguesia.
    • Informe sobre CBH (Comitê da Bacia Hidrográfica).
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Encerramento

 

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes.

Após a apresentação, o Sr. Juan leu a pauta.

Em seguida, o Sr. Jorge solicitou a alteração na ordem de apresentação dos itens da pauta, colocando a apresentação do grupo mobilidade urbana em primeiro lugar, no que foi atendido.

Em seguida, entrou em discussão o item a comunidade e a Superintendência e Administração Regional. O Sr. Juan relatou que na última reunião da AMAF realizada em 30/09/2018, o Sr Antônio Veltri, novo Administrador Regional de Jacarepaguá, estivera presente e que na ocasião, entregara a ele, um documento

(https://www.amafreguesia.org/wp-content/uploads/2018/08/A-quem-interessar-possa-Estadual-e-Municipal_31082018.pdf )

com as principais reivindicações da AMAF. Que o Sr. Antônio pediu-lhe para que desmembrasse as reivindicações e assim foi feito e entregues os documentos em  4 de outubro quando o Sr. Antonio Sérgio, morador da Francisca Sales compareceu ao encontro e entregou os seguintes documentos:

Documento para a Admin Regional sobre Podas Irregulares_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre CET Rio_ 03102018.pdf  (Ficaram pendências)
Documento para a Admin Regional sobre a Francisca Saless_ 03102018.pdf e o anexo Doc_entregue_ao_prefeito_Alex_Costa_Francisca_Sales_27012016.pdf
Documento para a Admin Regional sobre Coberturas e Bancos nos pontos de ónibus_ 03102018.pdf  (Ficaram pendências)
Documento para a Admin Regional sobre as Grades da Gabinal_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre ocupação irregular das áreas públicas_ 03102018.pdf
Documento para a Admin Regional sobre estacionamento na Francisca Sales_03102018.pdf
Documento para a Região Administrativa de Jacarepaguá – Estrada Caribú_02102018.pdf

Continuando, o Sr. Juan disse que ele aceitou o documento, mas duas das reivindicações ele não aceitou: vagas para idosos, sinalização da esquina da rua Geremário Dantas com rua Mamoré e os problemas no trânsito existentes na esquina da Av. dos Três Rios com Est. do Bananal além dos pontos de ônibus onde deveriam ser colocadas as coberturas e bancos.

O Sr. Juan disse que enviará para o Sr. Antônio (Administrador) um documento afirmando que a demarcação de vagas para idosos é função da CET Rio e que bastaria aplicar a legislação existente para demarcá-las.

Continuando o relato o Sr. Juan disse que o Sr Antônio (administrador) havia perguntado em quais pontos de ônibus a AMAF recomendava a colocação de coberturas. O Sr. Juan disse que sugerira os pontos localizados no Centro da Freguesia.

A Sra. Diléia relatou que em alguns pontos foram derrubadas as coberturas de cimento e colocadas outras, de vidro.

O Sr. Josias voltou a falar novamente falou sobre CET Rio, citando um documento sobre cruzamento da rua Tirol com.Bananal. A AMAF entregará um documento pedindo providências com relação ao risco de acidentes para que desce da Tirol e não encontra um sinal para ir em direção Bananal / Ituverava como Bananal /  Três Rios.

A seguir, dois membros do grupo de mobilidade (Sr. Jorge, e Sr. Ari) passaram, então, a apresentar um pré-relatório dos trabalhos do grupo de mobilidade e a promessa de apresentar o relatório final na reunião aberta da AMAF em 25 de novembro para posteriormente entregar a CET Rio.

A respeito da apresentação do grupo de Mobilidade o Sr. Juan parabenizou o grupo pelo trabalho executado.

O Sr. Mauriti disse que a CET Rio tem o estudo de mobilidade. Jorge esclareceu que as propostas da CET Rio estão todas no trabalho do grupo de Moblidade.

Em seguida o Sr. Fábio apresentou o projeto ”Vai de Bike Freguesia”. Durante a apresentação o Sr. Jorge falou que o Sr. Fábio já havia apresentado o projeto para o grupo de mobilidade. O Sr. Artur sugeriu um concurso no qual os moradores apresentassem um “logo” para o projeto e o Sr. Mauriti sugeriu que o projeto fosse apresentado à Associação Comercial de Jacarepaguá. O Sr. Fábio esclareceu que já havia entrado em contato com o síndico do shopping “Passarela” sobre o assunto.

O Sr. Juan então falou sobre a avaliação do tempo de implantação do projeto e sobre a cronologia do projeto. O Sr. Jorge deu ênfase à cronologia, sugerindo, inclusive, um abaixo assinado de apoio ao projeto. Sugeriu a organização de uma manifestação ainda este ano. O Sr. Jorge mencionou, ainda, uma lei de incentivo a este tipo de projeto, que passará a vigorar no próximo ano.

A Sra. Annelise sugeriu aproveitar as ciclovias existentes, inclusive se existisse uma ciclovia entre o Bosque e o centro comercial da Freguesia, muitos moradores passariam a usa-la em lugar de usar os carros sabendo da dificuldade de estacionar nessa área.

O Sr. Antônio sugeriu melhorar as ciclovias existentes.

Após a apresentação, o Sr. Juan relatou a remessa de fotos da Sra. Vera Baldner sobre os trabalhos no Bosque  e leu a mensagem da Gestora do Bosque, impossibilitada de comparecer por motivos particulares, sobre os trabalhos para a retirada das ervas daninhas.

A Sra. Zélia relatou ter presenciado reclamações quanto a feirinha de orgânicos da praça Profa. Camisão. A Sra. Annelise falou sobre o trabalho de formação da feira. Falou sobre a certificação da feira. Ressaltou que a feira está com a certificação atrasada para alguns dos produtores. O Sr. Russo que participa da Feira descreveu como é o trabalho dos produtores e a comercialização dos produtos. Que a feira depende de estacionamento. O Sr. Jorge esclareceu como funcionava a feirinha e relembrou que a feirinha no começo de sua implantação era realizada no Bosque e que depois de encerrada esta etapa é que começou a ser realizada na praça profa. Camisão. Defendeu a agricultura familiar. O Sr. Jorge demonstrou o seu desagrado quanto às fofocas que denigrem a feirinha. A Sra. Zélia falou sobre movimento na feirinha tipo Yoga, etc. A Sra. Diléia falou sobre reportagem que descrevia  a venda de produtos não orgânicos em feira orgânica situada em Santa Catarina. Falou ainda sobre projeto de lei sobre regulação da venda de produtos orgânicos em supermercados. O Sr. Juan alertou para uma possível campanha dos grandes supermercados contra pequenos produtores. Que esteve na feirinha e que falou sobre divulgação de informações relativas à feirinha e às barraquinhas. Sugeriu que os produtores, donos das barraquinhas, procurassem uma empatia maior com a clientela. Russo, membro da feirinha, disse que esta é a proposta dos organizadores das Feiras de orgânicos.

Vítor falou sobre abaixo-assinado versando sobre replantio das 1000 árvores que foram retiradas para dar lugar a um grande empreendimento na região do Anil.

Em seguida houve a apresentação da Srta. Verônica Beck. A Sra. Estela alertou sobre o perigo para a Floresta e para a destruiçãode árvores nas áreas próximas à Est. do Quitite. O Sr. Juan falou que em 25/08/2018 o Sr. Rômulo, da área de conservação, foi informado sobre os problemas existentes nas áreas próximas à Estrada do Quitite e ele diz que existia um projeto de rearborização das encostas na região e que se a AMAF quizesse poderia marcar uma visita para o local mas deveria ser no horário comercial e com um veiculo 4X4 da Prefeitura para poder subir até o local. Em fim, já passou um ano e até agora não ligou para combinar o encontro.

Sobre as 180 mudas que a FPJ deve plantar na Freguesia, até a data da reunião tinham sido plantadas 167. O Sr. Ary falou sobre a colocação das hastes com as plaquinhas e ficou de marcar uma data para o próximo mutirão que será no decorrer do mês de novembro.

Sobre os outros assuntos previstos na pauta não houve informações.

Em seguida, sem mais a tratar, a reunião foi encerrada às 11:30hs.

Deixe um comentário