Ata da reunião da AMAF de 16 de dezembro de 2018


Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 16 de dezembro de 2018

Horário: 9:15 hs às 11:30 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

 

COMPOSIÇÂO DA MESA: Sr. Juan Tomsic (Presidente da mesa) e Sr. Guilherme Martins, secretariando a mesa, em substituição à Sra.. Zélia Andrade, secretária;

 

PRESENTES: André Fonseca, Antônio Sérgio, Artur Moura, Ary Cruzeiro, Eduardo, Fábio Vaz, Josias, Juan Tomsic, Guilherme Martins, Jorge Costa Pinto, Luana Pestana, Lucas, Myriam Soares, Verônica Beck.

 

Pauta inicial:

  • Apresentação dos presentes
  • Informes sobre a Freguesia
    • A comunidade organizada, a Superintendência e a Administração Regional de Jacarepaguá.
    • A Mobilidade na Freguesia e a CET-Rio.
    • Avaliação do Lançamento em 15/12 do projeto Vai de Bike Freguesia
    • A situação do Bosque da Freguesia e o combate às ervas daninhas.
    • Parceria da FPJ com a AMAF para o plantio de 180 mudas e agora mais 186.
    • Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa do HFCF.
  • Divulgação da AMAF.
  • Assuntos gerais.
  • Confraternização e Encerramento

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores presentes. Após a apresentação, o Sr. Juan leu a pauta e a continuação deu a palavra á Sra. Luana, representante do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP com seres humanos do Hospital Federal Cardoso Fontes, que explicou que o comitê era um comitê independente e autônomo, e como o prazo do credenciamento iria vencer, precisavam eleger mais representantes da comunidade para o comitê.

As reuniões do comitê acontecem normalmente às 11:00 hs. no Centro de Estudos do Hospital Cardoso Fontes nas primeiras quartas feiras de cada mês.

Como os membros da comunidade que formaram parte desse Comitê, não compareciam às reuniões a Luana sugeriu que a AMAF em reunião aberta escolhesse representantes da comunidade ou usuários dos serviços do HFCF.

Com esse objetivo a AMAF divulgará amplamente (Site, Face e Grupo de Amigos) sobre esse objetivo para na reunião aberta de janeiro pudessem ser escolhidas as pessoas interessadas.

Em seguida, passou-se ao item da pauta “A comunidade organizada e as autoridades locais ”. O Sr. Juan falou que a Administração Regional recebeu pedidos protocolados e repassou para responsáveis conforme consta do Site da AMAF (https://www.amafreguesia.org/o-administrador-regional-Sr.-antonio-veltri-responde-aos-pedidos-dos-moradores/).

Com relação à Superintendência, o Projeto “Vai de Bike Freguesia” foi apresentado ao Superintendente e entregue o documemto formalizando o pedido de recuperação da ciclovia Bosque da Freguesia / Barra e construção da ciclovia Largo da Freguesia / Bosque. (https://www.amafreguesia.org/wp-content/uploads/2019/01/Vai_de_Bike_Freguesia_Superintendente_05122018.pdf)

Com relação às barraquinhas no Largo da Freguesia, o Superintendente disse que iria retirar ás que estão em frente à padaria Cisne Branco por serem ilegais, entretanto as que estão na calçada de terças às sextas feiras não será possível retira-las, pois elas são legais.

O Sr. Lucas pediu orientação sobre o procedimento para com uma árvore que, segundo ele, iria cair. O coletivo da reunião recomendou que ele ligasse para o telefone 1746.

O Sr. Fábio pediu esclarecimentos sobre quem detinha mais poderes, o Superintendente ou o Administrador Regional. O Sr. Juan esclareceu que nem a AMAF sabia exatamente e que a única informação recebida via Gestora do Bosque, é que só o Administrador Regional, com sede na Praça Seca, tem o poder de representar o Executivo dentro da estrutura jurídica do Município. Para maiores detalhes existem na internet os seguintes links que visam esclarer:

http://www.rioeduca.net/rioeduca/DOCUMENTOS%20SME/LEGISLA%C3%87%C3%83O/2017/DECRETOS/DECRETO%20RIO%20N%C2%BA%2042740_2017_Cria%20Superintend%C3%AAncias%20de%20Supervis%C3%A3o%20Regional.pdf

https://portomaravilha.com.br/conteudo/legislacao/lei-organica/LeiOrganicaMunicipiodoRio.pdf

A seguir entrou em pauta o tema “Mobilidade”. A Sra. Verônica informou que o documento sobre a Mobilidade na Freguesia entregue na Cet-Rio (https://www.amafreguesia.org/wp-content/uploads/2019/01/Doc_CET_Rio_23112018.pdf) solicitando a marcação de uma reunião com a comunidade para tratar do grave problema que aflige o bairro, ainda não tinha chegado nas mãos do Sr. Cláudio, da CET-RIO que trata das questões de mobilidade na nossa área.

O Sr. Lucas perguntou sobre o funcionamento do Grupo de Mobilidade. O Sr. Ary, então, explicou para o Sr. Lucas o funcionamento do Grupo de Mobilidade.

Em seguida passou-se à avaliação do lançamento do Projeto “Vai de Bike Freguesia”. O Sr. Fábio achou o evento muito bom e elogiou os participantes. O Sr. André Monteiro corroborou a avaliação do Sr. Fábio Vaz e comemorou o fato de, durante o evento, terem sido conseguidas mais de quinhentas assinaturas em prol da ciclovia. O Sr. Jorge relatou os acontecimentos ocorridos no evento e também o considerou muito bom. O Sr. Fábio complementou sua participação dizendo que havia ainda mais abaixo-assinados a serem recolhidos. Josias esclareceu que o projeto não visa tirar espaços dos pedestres, ao contrário. O Sr. Fábio disse, ainda, que durante o evento foram feitas diversas sugestões sobre a ciclovia e achou importante porque a AMAF está sendo percebida como representante dos moradores. O Sr. Artur Moura ressaltou a necessidade de registro da marca “Vai de Bike Freguesia”. Disse que o SECOVI tem um projeto muito caro, mas interessante, chamado “Luz Azul”. O Sr. Ary retrucou dizendo que “Vai de Bike” é um nome de domínio público porque já existem muitos “Vai de Bike” em diversos lugares. O Sr. Artur então disse que o domínio é que tem que ser registrado. Encerrando este tópico o Sr. Jorge informou que no começo de janeiro será marcada uma reunião sobre o “Vai de Bike”. O Sr. Jorge chamou a atenção para o apoio ao Projeto. Disse que o apoio tem que ser na prática e não somente “de boca”.

Sobre a questão da Divulgação da AMAF, o Sr. Ary informou que está desenvolvendo um trabalho para começar uma campanha para trazer associados para a AMAF. Sugeriu a produção de carteirinhas e parcerias com o comércio local para que os associados pudessem desfrutar de descontos e outras vantagens. O Sr. Juan propôs criar um grupo para implantar grupo pró-associado. O Sr. Antônio perguntou sobre a utilidade da carteirinha. O Sr. Juan disse que este assunto não estava na pauta da reunião e que o grupo deverá ser criado em janeiro. O Sr. Fábio apresentou sugestão que deverá ser considerada pelo grupo: celular como carteirinha.

O Sr. Juan falou sobre a situação do Bosque. Informou que muitas árvores, inclusive as que margeiam a estrada Grajaú-Jacarepaguá, estão contaminadas com “erva de passarinho” e que a Gestora do Bosque está executando o trabalho que deve ser contínuo usando recursos da Comlurb, pois o contrato com a empresa prestadora de serviço acabou e inclusive existem áreas dentro do bosque que não podem ser acessadas usando equipamentos mecânicos.

Sobre os assuntos jurídicos, a Dra. Verônica deu informes sobre os processos que estão correndo na justiça por conta da AMAF. Particularmente, o processo do condomínio no início da Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Deu informes sobre problemas ambientais, tais como queimadas, fábrica de carvão, etc. ocorridos na rua Timboaçu. Relatou também o processo do ferro-velho ilegal situado no início da Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Ressaltou a inoperância dos Procuradores da República.

Com relação ao plantio das 180 ainda precisamos colocar quase 90 plaquinhas que estão com o responsável pela fabricação das hastes de madeira. Como não estamos conseguindo recursos para as 90 hastes (aproximadamente R$ 20,00 X 90 = R$ 1.800,00) foi sugerida a colocação das placas independentemente das hastes. O Ary ficou de recuperar essas plaquinhas e na medida que as hastes fossem fabricadas seriam implantadas colando nelas as placas colocadas nas mudas.

Foi informado que a FPJ havia solicitado à AMAF que fizesse uma relação de locais para plantio de 186 mudas nos bairros do Anil e do Pechincha. A AMAF divulgou no site, face e Grupo de Amigos incluindo um modelo da tabela que deveria ser preenchida com as sugestões de locais.

Nos assuntos gerais, o Sr. Antônio informou que, por observação local, desconfia que o pessoal do quiosque considerado irregular pelos moradores situado na praça Tedim Cerqueira no cruzamento da Araguaia com a Geremario Dantas está jogando óleo de cozinha nos ralos (águas pluviais) do local.

O Sr. Fábio perguntou se os “fradinhos” podem ser substituídos por árvores. A Sra. Verônica respondeu que sim. O Sr. Jorge sugeriu que os grupos unificassem as forças. O Sr. Fábio disse que dos três grupos, um quer ciclovia, outro quer árvores e o outro não quer árvores porque afirma que árvores atrapalham a fiação.  A Sra. Verônica falou sobre a separação dos grupos.

O Sr. Lucas contou que viu o site da AMAF e que depois, pesquisando sobre ciclovias, viu, outra vez, o site da AMAF.

 

Em seguida, sem mais a tratar, a reunião foi encerrada e passou-se a gozar a confraternização

Deixe um comentário