As intervenções nas praças continuam por decisão da Superintendência.


Atualizado em 9 de dezembro de 2017

Independentemente da questão da falta de:

– diálogo com os moradores para escutar a suas opiniões e

– transparência do processo que liberou a autorização para implantar um comércio na praça Tedim Cerqueira,

além das inúmeras críticas recebidas via Grupo de Amigos da Freguesia do Whatsapp,

é importante mencionar que esse fato de intervir nas praças já aconteceu na Praça Jauru na Taquara e aparentemente do mesmo jeito, só que …

… vale a pena comparar na figura abaixo a área de cada praça e onde elas estão inseridas:

A Praça Jauru é mais de 7 vezes maior que a Tedim Cerqueira (Valores calculados usando o Google Earth e área delimitada aproximadamente) ou seja a área eliminada para o lazer principalmente das crianças ou outras formas como aparelhos de ginástica foi drasticamente prejudicada.

Isto, e muito mais, leva os moradores a questionar a necessidade de colocar esse comercio e dessa forma na Tedim Cerqueira.

Publicado em 7 de dezembro de 2017

Em 29 de novembro a AMAF protocolou um Ofício na Superintendência solicitando esclarecimentos sobre as intervenções nas duas praças (Praça Tedim Cerqueira ou popularmente chamada de Praça do Ovo e a Praça localizada na saída do Rioshopping).

Em 30 de novembro o Superintendente respondeu via Whatsapp informando que essas intervenções foram decididas pro ele e que responderia o Ofício da AMAF em 04/12.

A AMAF está aguardando a resposta para avaliar os próximos passos a serem realizados, face às reclamações de moradores que levam em conta questões, tais como:

  • mobilidade (estacionamento) na região cujo trafego já é bastante intenso
  • redução da área livre de lazer numa praça que já é pequena para a quantidade de moradores do entorno
  • transparência na escolha do dono do quiosque classificado o comérciante como “vendedor ambulante”
  • resultado da Notificação da Coordenadoria da Gestão do Espaço Urbano feita em 30/11/2017 que mandou em 48 hs  (segue imagem da Notificação retirada quase imediatamente do local) resolver a irregularidade

  • ausência de apresentação do projeto à comunidade por se tratar de área pública e principalmente considerando o impacto na vizinhança
  • quais são as eventuais contrapartidas pela concessão e quais são as responsabilidades perante eventuais acidentes com os usuários da bem público?
  • é verdade que a Cedae construiu um depósito subterrâneo logo abaixo da área onde está o quiosque?
  • porque foi cimentada parte da praça?
  • como fiscalizar a qualidade dos serviços se nem sequer a fiscalização dos vendedores ambulantes (camelôs) nas calçadas da Freguesia são fiscalizados?

Antes …….

 

Agora …

 

 

Publicado em 27/11/2017

Segue reclamação de quatro moradores do bairro que constataram intervenções em algumas das nossas praças:

1- Na Praça do “Ovo”

“Boa tarde AMAF,

Referencia: Implantação de mais um quiosque na pracinha dp Ovo situada na esquina da Rua Araguaia com Avenida Geremario Dantas.
Estou entendendo que a população da Freguesia ira perder mais um local de lazer público por causa da instalacaou de mais uma loja comercial naquele local. Esse local é uma pracinha.
Tem um espaço físico bem pequeno para o lazer. Por que diminuir esse já reduzido espaço de lazer público que é normalmente usado para reuniões e brincadeiras das crianças e dos idosos?
Quais são as razões que levam à Prefeitura tirar da população da Freguesia essa área de lazer?
Os bancos e os brinquedos das crianças ficaram espremidos juntos ao quiosque., aumentando o risco de acidente das crianças ao baterem com seus velocípedes e carrinhos na estrutura do quioque.
A parte traseira do quiosque será uma área sem visualização nenhuma gerando uma situação de alto risco de assaltos e outros crimes.
O quiosque  é todo feito em madeira com o risco de incêndio e dá a impressão de não ter sido padronizado.

Quais foram os órgãos municipais e estaduais que autorizaram essa  intervenção?

Sabedores de que toda essa área da pracinha possui no seu subsolo uma enorme cisterna com a finalidade de armazenar esgoto, eu me pergunto se isso foi levado em conta na hora da liberação da área para fins comerciais?
Quais serão os procedimentos em caso de emergência ou se for necessário fazer uma intervenção para a manutenção preventiva e corretiva do sistema da Cedae?

A palavra está agora com o Superintendente de Jacarepaguã (Freguesia) Atenciosamente
Antonio Sérgio (Morador da Francisca Sales)”

O Sr. Antonio Marques tambem morador da Freguesia, fez a mesma reclamação .

2- Praça ao lado da entrada do Rioshopping

Documento elaborado pelo morador da Gabinal, Sr. Ângelo Paladino:

3- Praça Mc Gregor

Moradora da Freguesia constatou intervenção da Comlurb

Pedimos ao Superintendente que nos informe sobre as ações que estão sendo realizadas nesses locais de lazer e se forem permitidas pela Prefeitura, explicar os motivos que a levaram a autorizar o uso para fins comerciais ou outras finalidades, sem consultar os moradores sobre o real interesse em reduzir o espaço de lazer.

Se a redução das áreas de lazer for para aumentar a arrecadação de impostos certamente não é o melhor caminho. Que tal botar aparelhos de ginástica em lugar de vender comida nos espaços públicos que já são tão escassos, se levarmos em conta o aumento da população na Freguesia?

A palavra com o Superintendente!

Deixe um comentário