Arborização da Estr. dos Três Rios. Inauguração 03/10 às 11:30hs.

COMO TUDO COMEÇOU!

Relato da ganhadora do Concurso Alice Giannini:

1. Vi sobre o Concurso “MANDE SUA IDEIA” para comemorar o Aniversário de 450 Anos da Cidade do Rio de Janeiro no RJTV 2ª Edição em janeiro/2014.

2. Enviei duas ideias:
1ª Ideia – Para Todo o Rio: “Comemorar o aniversário de 450 Anos do Rio com a arborização das calçadas de uma rua de cada bairro da Cidade (escolher uma rua central, bastante frequentada, para que muitas pessoas possam usufruir das sombras, da beleza e da melhoria da qualidade de vida que as Árvores proporcionam). Não queremos que plantem palmeira, porque “palmeira não é árvore” e não faz sombra aos pedestres (vide dicionário Aurélio).”
2ª Ideia – Para o Bairro da Freguesia (Jacarepaguá): “Comemorar o aniversário do Rio com a rearborização das calçadas da Estrada dos Três Rios (Freguesia, Jacarepaguá), do início até o fim dessa via pública, com plantio de árvores nativas frondosas (que têm muitas folhas e fazem boa sombra). Não queremos que plantem palmeira, porque “palmeira não é árvore” e não faz sombra aos pedestres (vide dicionário Aurélio). No dia do plantio, uma apresentação da “Banda da Freguesia” para comemorar a revitalização dessa estrada, que está totalmente descaracterizada com suas calçadas quentes e “peladas de árvores”!”

3. O envio das ideias para o sitehttp://www.rio450anos.com.br/ foi até 31/01/2014. O Comitê Rio 450 recebeu quase 1.500 (mil e quinhentas) ideias, selecionou 30 (trinta) finalistas. Um dos critérios de seleção foi “Viabilidade”. A segunda ideia que enviei foi selecionada entre as trinta finalistas (ressalto que a referida ideia não é só minha; é uma antiga ideia de vários moradores da Freguesia; eu somente a enviei para o Concurso).

4. A votação ocorreu de 17/03 a 30/04/2014 e a (Re)Arborização da Estr. dos Três Rios ficou em 1º Lugar na Região 4 com 14.594 votos.

5. No dia 21/05/2014 houve o Lançamento da marca dos 450 Anos do Rio e a apresentação oficial das seis Ideias Vencedoras. Nessa ocasião, o atual presidente da Fundação Parques e Jardins me deu seu cartão e pediu para agendarmos uma reunião na sede da FPJ do Campo de Santana.

6. Em 04/06/2014 tivemos a primeira reunião sobre a (Re)Arborização da Estr. dos Três Rios, com as presenças de: Fabio Mamedio (atual Presidente da FPJ), Roberto Okabayashi (Arquiteto da FPJ) e parte do “Comitê da (Re)Arborização da Três Rios” (Alice Giannini, Estela Salustio e Luciane Mafra). Fomos muito bem recebidas. Levamos as sugestões de todo o nosso Grupo (mais de trinta pessoas colaboraram) e ouvimos boas sugestões da FPJ. Ficou combinado que o Arquiteto Roberto Okabayashi realizará um levantamento das Árvores da Estr. dos Três Rios, fará um projeto e nos chamará para uma nova reunião em breve.

7. Segundo O Calendário dos 450 Anos, a (Re)Arborização deverá estar concluída até, no máximo, outubro/ 2015.

Nota: Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que se encontra na parte inferior da página, para divulgá-la com seu comentário.