19/09 Foi festejado o aniversário do Bosque. Leia a entrevista com a Gestora Sra. Vera Baldner


A Diretora a AMAF, Zélia Andrade, enviou por e-mail perguntas para a Gestora do Bosque Sra. Vera Baldner.

As 12 perguntas e respostas recebidas em 23/09 seguem abaixo:

1. Como foram os preparativos para a comemoração desse aniversário do Bosque da Freguesia?
Contei com: a participação de pessoas que praticam esportes e atividades no Parque; UCAM; apicultores; Sub-prefeitura; Comércio local; COMLURB; Guarda Municipal; e Agentes ambientais.
2. Quantos anos o Bosque fez em 18/09/15?
23 anos
Comemoramos em setembro, pois é o mês da inauguração da biblioteca e aniversário de Jacarepaguá, pois em dezembro temos muitos eventos e comemorações .
Decreto nº 11.830 de 11 de dezembro de 1992 regulamenta a Lei nº 1512 (…) [criando] a área de Proteção Ambiental no Bairro da Freguesia, Jacarepaguá.
3. E qto tempo vc está nessa gestão?
Sete anos.
4. Tem como relacionar a sua gestão anterior (ano x à ano y) com a atual?
De 2000 a 2002: Construção da Sede que leva o nome do Dr. Jairo da Costa Pinto, grande militante para a preservação desta área, e a abertura de portal para o RIOSHOPPING além da inauguração da Biblioteca.
Foram implantados então 30 atividades gratuitas e, desta forma, o Bosque estava a cada dia mais vivo e bem utilizado.
Fiz também uma parceria com o Rio Shopping, pois nessa época o estacionamento não era terceirizado e conseguimos 30 vagas-dia para atender os usuários, já que o Bosque não possuia estacionamento.
Em 2003 o bosque foi declarado Unidade de Conservação com o nome de Parque Natural Municipal da Freguesia. Mais tarde o Prefeito, atendendo à solicitação da AMAF, renomeou como Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia.
2009 a 2015: Minha primeira ação foi convidar os integrantes do Conselho de Segurança de Jacarepaguá, que é itinerante, para uma reunião no Parque e pedir apoio ao comandante do 18º Batalhão e das duas Delegacias da área que participam das reuniões. Fiz várias reuniões com o comandante do GDA que me apoio e conseguimos aumentar o efetivo do parque, com rondas ostensivas nas trilhas.
Meu foco também estava voltado para o reflorestamento do Parque e durante minha segunda gestão foram plantadas 13.000 mudas de árvores nativas.
Minha grande preocupação com a fauna se deve ao fato das aves residentes e migratórias se alimentarem de frutas de árvores exóticas. É importante lembrar que o Parque teve suas origens em uma fazenda com criação de animais e por ter sido um pomar com todo tipo de árvores nativas e exóticas.
Por este motivo fiz um plantio de arvores nativas e mantive as árvores exóticas adultas que tinham por finalidade alimentar a fauna enquanto as 13.000 mudas (na maioria atrativas de fauna) não haviam crescido o suficiente para substituir as árvores exóticas. Eu só fazia manejo de mudas de arvores exóticas permitindo assim que a fauna pudesse se alimentar.
Em 2009 foi feita reforma do deck do banheiro dos visitantes.
Em 2010 foram feitos diversos plantios.
5. Quais suas principais facilidades e dificuldades nessa experiência de administrar o Bosque?
Lido com um público heterogêneo e sei exatamente quando a pessoa critica o Parque sem conhecê-lo. Tenho uma excelente equipe, parceira em tudo, tanto de Guarda Municipal quanto de COMLURB e Agentes ambientais como mencionada  anteriormente.
6. O que vc pode dizer aos moradores da Freguesia em relação à segurança dos frequentadores do Bosque?
Depois que tomei as medidas mencionadas anteriormente, incluindo a remoção da favela Guacha (que se localizava junto a cerca do Rioshopping / Bosque) resultaram no sucesso de segurança. Assim, por mais de 6 anos, não teve nenhuma ocorrência policial.
7. Vc tem tido apoio da Prefeitura?
Sim, total apoio.
8. Cite alguns apoios da Prefeitura.
Administrado pela Prefeitura e somado ao empenho da gestão, forma realizadas as seguintes melhorias para o Bosque:
Em 2011 recuperação da rampa para cadeirante e carrinho de bebê. É importante notar que temos banheiros especiais para cadeirantes.
Foi construído também o primeiro ponto de oferta hídrica uma vez que o parque não possui nenhum (um verdadeiro absurdo, pois a fauna não tinha onde beber água).
Em 2012 implantação de um novo cercamento mais seguro que muito auxiliou na segurança do Parque.
Em 2013 foram ensaibradas todas as trilhas onde é permitida a caminhada dos usuários e construído o segundo ponto de oferta hídrica.
Neste ano foi produzido um vídeo institucional do Parque. Neste vídeo fizemos questão que não tivesse nomes para evitar que futuramente fosse descontinuada a sua divulgação.
Em 2014 reconstrução do deck lateral e reforma da sede.
Em 2014 foi concluído a implantação do projeto de sinalização idealizado por mim e que viria a ser padrão na secretaria por sua beleza e funcionalidade.
Construção do terceiro ponto de oferta hídrica.
9. Os frequentadores têm respeitado a proibição de não alimentar os animais do Bosque?
Sim.
10. O que vc pode dizer aos pais das crianças que frequentam o bosque sb o estudo realizado com a areia do Parquinho por Adriana Sotero Martins, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, em parceria com a Alerj. O estudo concluiu índices de coliformes fecais, parasitas e fungos acima do recomendado. Vc como Gestora do Bosque acompanhou essa pesquisa?
Face ao divulgado na imprensa, sobre a qualidade da areia do parquinho do Bosque da Freguesia, informamos que não existem parâmetros na Legislação para comparações e avaliação da qualidade da areia e que os parques de conservação não podem ser enquadrados como simples parquinhos infantis pela presença de flora e fauna silvestre.
A Prefeitura não foi informada sobre a realização de pesquisa sobre a qualidade das areias de parques e creches, nem teve acesso aos laudos do resultado, nem aos métodos utilizados e muito menos sobre o local onde foi feita a coleta desse material.
Mesmo assim, cabe ressaltar que, de acordo com o divulgado, a principal causa de contaminação da areia seriam urina e fezes de animais domésticos, e a recomendação é que os parquinhos para crianças sejam cercados para impedir a entrada de animais.
No caso do parquinho do Bosque da Freguesia, vale ressaltar, que não há animais domésticos no local, tendo em vista tratar-se de um Parque Natural Municipal (PNM), onde não é permitida a entrada destes; não existem relatos de crianças contaminadas no local e a área é ventilada, ensolarada e limpa diariamente. Lembrando que o sol é um agente natural de saneamento da areia.
11. Vc tem alguma informação nova sobre o processo de compra, pela Prefeitura, do terreno do Bosque que é de propriedade privada?
Ainda não.
12. O que vc gostaria de falar que não foi perguntado?
Gostaria de informar que, além de todas as melhorias conquistadas e relatadas nos itens anteriores, foi realizada a restauração da Biblioteca e da Educação Ambiental e o levantamento com o Prof . Pedro Ernesto da ave fauna rica, existente no Bosque.

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF. 
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

Comentários

Deixe um comentário